Colonia Babado Novo

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Acidente de trânsito na Chapada Diamantina deixa nove mortos e 25 feridos


Acidente de trânsito na Chapada Diamantina deixa nove mortos e 25 feridos
Alean Rodrigues Sucursal Feira de Santana
Nove pessoas morreram e 25 ficaram feridas em um acidente entre uma carreta (placa AJI-1734) e um ônibus (placa JQL-2324), por volta das 2h30 desta quinta-feira, 3, no entroncamento da cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, a 409 km de Salvador. Um caminhão com 27 toneladas de milho bateu de frente em um ônibus que conduzia 32 passageiros.
Seis pessoas continuam internadas, sendo que quatro foram transferidas em estado grave para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. São eles: João Henrique Oliveira de Jesus, nove anos, Aparecido Francisco Sobrinho, Graciele Chaves Martins e Elisete da Silva Maia.
Os outros dois internados são o médico Marcelino Araújo Lima, levado para o hospital de Itaberaba, e uma mulher não identificada que teve fratura nas duas pernas e teve de ser submetida a uma cirurgia no abdômen no Hospital Frei Justo Venture, em Seabra.
Acidente – O coletivo pertence à empresa Novo Horizonte e ia de Salvador para o município de Rio do Pires. Já a carreta era do modelo bitrem (com reboque engatado na carroceria do caminhão). Tudo indica que a carga tombou quando o motorista passava por uma curva e a carroceria bateu de frente com o coletivo.
Os dois veículos ficaram atravessados na pista e a PRF acredita que havia excesso de carga. Foi identificado também que a mangueira do freio da carreta estava amarrada com uma borracha.
Entre os mortos estão os dois motoristas. Quem conduzia o ônibus era José Miranda Oliveira, 43, enquanto a carreta era guiada por Armilson Ferreira de Souza. Os outros óbitos são de passageiros do coletivo. São eles: Maria Sotero de Oliveira, 37, Willian Fernando de Oliveira, 12, Jarbas Pedro de Alcântara, Rosilene Maria Nascimento Oliveira, 36, Maria Aparecida Pereira, 55, e Carmen Dolores Oliveira, 39.
A nona vítima é um homem ainda não identificado pela polícia. Todos os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica de Itaberaba.

Imprensa alemã diz que Lula é 'superstar'



Imprensa alemã diz que Lula é 'superstar'
Reportagens se referem a presidente brasileiro como estrela da política internacional.


De Berlim para a BBC Brasil - No primeiro dia de sua viagem à Alemanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi tratado como estrela da política internacional em reportagens na imprensa local. O prestigioso jornal Süddeutsche Zeitung se referiu a Lula como "superstar" em uma reportagem que afirma que o Brasil é festejado sob seu governo, como se só agora o país tivesse sido descoberto pelo resto do mundo. O texto diz ainda que o presidente brasileiro tem um alto índice de aceitação não somente entre os próprios brasileiros, mas também por parte de políticos de outros países. O jornal econômico Handelsblatt disse que Lula chega à Alemanha para conversar com a chanceler Angela Merkel "de igual para igual". No artigo intitulado Lula não vem como pedinte, o periódico afirma que o Brasil é um país desejado pelos investidores, e que a líder alemã corteja, por isso, o país em nome do setor econômico alemão. 'Milagre econômico' Já o conservador Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) diz que Lula chega à Alemanha como representante de uma "nova terra do milagre econômico" que "ultrapassou os tremores da crise global com uma velocidade impressionante". Na reportagem intitulada Um visitante autoconfiante, o FAZ lembra que as empresas brasileiras estão, em muitos setores, na ponta do que há de melhor internacionalmente e que o "capital estrangeiro tem entrado no Brasil como nunca antes", o que faz do real "uma das moedas mais fortes do mundo". O jornal diz ainda que o Brasil subirá em breve ao grupo das dez maiores economias do planeta. "Daqui a dez ou 15 anos, deverá ultrapassar países como França e Grã-Bretanha, chegando no quinto lugar." BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Meningite na capital

Meningite na capital Na capital, Salvador, o temor é pelo aumento nos casos de meningite, sobretudo a meningocócia - forma mais letal da doença - que já matou 48 pessoas este ano na Bahia, 25 em Salvador, Somando as outras formas da meningite, já foram 128 mortes no Estado só este ano. Os números têm provocado uma correria de pais às clinicas particulares em busca de vacina para os a razão os seus filhos. A dose custa em média R$ 100. Por essa razão o governador Jaques Wagner anunciou a aquisição de um lote com 1,5 milhão de doses da vacina para imunizar crianças entre 0 e 5 anos, um investimento de R$ 36 milhões. Num primeiro momento, apenas as crianças de Salvador, região metropolitana e Porto Seguro serão atendidas pelo primeiro lote da vacina.

15h28 Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2009tamanho do texto A- A+ Itabuna (BA) cancela carnaval fora de época por causa da dengue

Segundo o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), aglomeração provocada pela festa levaria a cidade ao risco de uma nova epidemia. No início de novembro a prefeitura decretou estado de emergência devido ao elevado índice de infestação predial de 10,9%, apontado no último Levantamento de Índices Rápidos de Aedes aegypti (Liraa). Na ocasião, o Capitão Azevedo convocou a Defesa Civil para ajudar no controle da situação. Passado um mês do início das ações, o índice de infestação em Itabuna caiu para 10,7%. Embora o índice seja cerca de 25% menor do que o registrado em janeiro de 2009, ainda é considerado elevado. O índice aceitável pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde é de até 1%. Na semana passada, ao comentar os resultados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti 2009, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, incluiu três municípios baianos entre aqueles em risco de surto da doença. Itabuna estava entre eles, ao lado da vizinha Ilhéus e de Camaçari, este último localizado na Região Metropolitana de Salvador. O prefeito planeja transferir para julho a micareta - o carnaval fora de época -, logo após os festejos juninos, em meio às comemorações do centenário da cidade. "Pretendemos transferir a comemoração para o período de festejos dos 100 anos. No momento nossa atenção está voltada exclusivamente para a prevenção de um surto de dengue", disse o prefeito. O município chegou a ostentar o título de campeão nacional da doença, em números proporcionais ao contingente populacional. O Capitão Azevedo assegurou que serão adotadas medidas para garantir um controle eficiente da dengue e a redução dos índices de infestação, ações que se respaldam no decreto de situação de emergência, assinado no dia 5 de novembro. As medidas incluem a ampliação das visitas domiciliares realizadas pelos agentes de saúde. O prefeito disse ainda tentar aprovar na Câmara de Vereadores um projeto de lei obrigando os proprietários de imóveis a manter seus reservatórios de água cobertos. Segundo dados oficiais, o carnaval de Itabuna atrai em média 150 mil pessoas por noite, entre turistas e moradores da região. O carnaval fora de época acontece no centro da cidade ocupando as duas suas principais avenidas, Azis Maron e Mario Padre.