Colonia Babado Novo

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Bahia tem quase 1 milhão de eleitores analfabetos







Na Bahia, 10.185.417 eleitores estão aptos a votarem.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta terça-feira (29/7), o número oficial do eleitorado brasileiro, totalizando 142.822.046 aptos a votar nas eleições gerais de 2014 em todo o Brasil, um aumento de 5,17% em relação às eleições de 2010. Na Bahia, o quantitativo é de 10.185.417 eleitores em condições regulares de comparecerem às urnas em outubro deste ano. Desse quantitativo, 417.820 já vão votar com a identificação biométrica, como é o caso dos eleitores de Ipiaú, Ibirataia e Barra do Rocha. As mulheres são maioria, somam 5.304.570 eleitores, 52% do total de votantes, enquanto os homens têm número um pouco menor: 4.874.046 eleitores (47,8%). Os demais, 6.801 (0,06%), não informaram o sexo. Os eleitores com Ensino Fundamental Incompleto correspondem a maior parcela do eleitorado: 30,2%. Apenas 2,2% tem curso Superior Completo, contingente menor do que o número de analfabetos (8,3%), um total de mais de 934 mil eleitores. Todos os dados estatísticos podem ser acessados por meio da páginawww.tre-ba.jus.br

Governo quer vacinar 2,8 milhões de crianças contra a Hepatite A




O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 29, que tem como meta vacinar 2,8 milhões de crianças contra a hepatite A. A vacina será incorporada ao calendário nacional e será recomendada em uma dose para crianças maiores de um ano e menores de dois anos. O investimento para a compra de 5,6 milhões de doses foi de R$ 111 milhões. “O que é suficiente para mais de um ano”, afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Já foram distribuídas 1,2 milhão de doses a Estados e municípios. A vacina começa a ser ofertada neste mês em 12 Estados: Acre, Rondônia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em agosto, mais 12 Estados receberão as doses: Amazonas, Amapá, Tocantins, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Janeiro, Santa Catarina e Pará. A partir de setembro, a vacina estará disponível em todo o Brasil, com a chegada em Roraima, São Paulo e Paraná.

Criança de 4 anos morre engasgada com o dente em Posto de Saúde em Ubaitaba









A criança morreu a caminho do hospital em Itabuna.(foto:Ubaitaba Urgente)

Uma criança de apenas quatro anos de idade morreu na tarde desta terça-feira(29/07), a caminho do Hospital Manoel Novaes Itabuna. Maiquele Andrade de Oliveira, faleceu dentro de uma ambulância do município de Aurelino Leal, engasgada com o próprio dente. A criancinha que reside no bairro Armandão em Ubaitaba estava extraindo um dente no Posto de Saúde do bairro, quando o referido dente escapuliu do alicate utilizado pela dentista e ela acabou engasgando. A dentista que realizava o procedimento na criança foi identificada como Doutora “Monique Kruschewsky”. A dentista trabalhava no local a cerca de dois meses em substituição a titular do cargo, Tais Barreto, concursada da prefeitura e que pediu licença do trabalho para resolver problemas particulares. O corpo da criança foi sepultado na manhã desta quarta-feira (30/07), no cemitério de Ubaitaba. Os pais da menina, Celina Santos de Andrade e Paulo Santos de Oliveira, estão inconformados . Segundo amigos e familiares da criança, ela não queria ir ao posto para extrair o dente. “Parece até que a garotinha estava prevendo alguma coisa, ela saiu de casa chorando e chorou muito ao entrar na sala da dentista”, disse uma amiga da família. Com informações do Ubaitaba Urgente.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Joaquim Barbosa participa de sua última sessão no Supremo




Onze anos após assumir uma cadeira de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa se despede nesta terça-feira (1º) da Corte que o fez famoso por ter sido, como relator do mensalão, algoz dos correligionários de quem patrocinou sua indicação: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. O presidente do STF participa de sua última sessão e, ainda nesta terça-feira, deve encaminhar ao Executivo mensagem com seu pedido de aposentadoria. O STF entra em recesso na sequência.

Aos 59 anos, Barbosa se aposentará de forma prematura e com uma antecedência de 11 anos. A idade limite para deixar a Corte é 70 anos. Ele não preparou discurso, mas pode falar de improviso, e receberá as manifestações dos colegas. Barbosa está no STF desde junho de 2003 e assumiu a presidência da Corte em outubro de 2012. O ministro anunciou mês passado que deixará o STF. Ele vinha sofrendo ameaças de setores insatisfeitos com suas decisões, em especial de militantes do PT.

O ministro terá papel decisivo na pauta do dia. O STF deverá decidir nesta terça-feira as regras que definirão o tamanho das bancadas federais na Câmara nas eleições deste ano. Nas últimas sessões, o tribunal derrubou a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2013 que alterou o tamanho das bancadas parlamentares em 13 estados.

Mas, como as convenções partidárias já começaram, o STF entendeu que deve ser mantida a mesma divisão prevista nessa decisão do TSE. Sete ministros assim entenderam, mas são necessários oito votos para sua aprovação. Como Barbosa foi o único que não participou desse julgamento, deverá dar seu voto hoje, que definirá a matemática desta eleição.

Caso Barbosa acompanhe os sete votos, a resolução do TSE, mesmo sendo considerada inconstitucional, valerá para 2014. Se Barbosa tiver outro entendimento, as regras vigentes para este ano podem ser as mesmas de 2010. Ou seja, nesse caso, o número das bancadas é o da eleição passada.

Pela resolução do TSE, no caso da Câmara, cinco bancadas estaduais aumentariam suas representações — Minas Gerais, Ceará, Pará, Santa Catarina e Amazonas — e oito perderiam deputados — Rio, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo, Alagoas e Piauí.

O aumento nas bancadas se daria da seguinte forma: Minas iria de 55 para 57; Ceará, de 24 para 26; Pará, de 21 para 25; Santa Catarina, de 17 para 18; e Amazonas, de 9 para 10. Já a redução ocorreria do seguinte modo: Rio iria de 46 para 45; Rio Grande do Sul, de 30 para 29; Paraná, de 29 para 28; Pernambuco, de 24 para 23; Paraíba, de 10 para 8; Espírito Santo, de 8 para 7; Alagoas, de 8 para 7; e Piauí, de 8 para 6.




Fonte: O Globo

Una Na Mídia: Última sessão legislativa aprova LDO.

Una Na Mídia: Última sessão legislativa aprova LDO.: Vereador fala enfurecido do tratamento da EMBASA para com o povo de Paraíso. Olha a cor da água.   Os vereadores votaram em dois t...

Una Na Mídia: MLT invade Fazenda Gloria

Una Na Mídia: MLT invade Fazenda Gloria: No local há crianças, idosos homens e mulheres. Aproximadamente 20 (vinte) pessoas invadiram a Fazenda Gloria, localizada na estrada U...

Felipão admite arrependimento de um nome entre 23 convocados




O técnico Luiz Felipe Scolari admitiu na noite desta segunda-feira, 30, em conversa com jornalistas, que se arrependeu de ter convocado um dos 23 jogadores que participam da Copa do Mundo. Felipão não quis revelar quem frustou o treinador, mas disse que nesta terça, 1º, que trocaria um dos convocados, de acordo com o colunista da Folha, Juca Kfouri. A declaração ganha força, já que o técnico tem o hábito de defender fervorosamente suas escolhas e os atletas que fazem parte da "família Scolari". Apesar de não ter citado nomes, Felipão deu pistas de quem está fora da sua lista de bem quistos. Durante a conversa com seis jornalistas "amigos" da Seleção Brasileira, o comandante não polpou elogios para Hulk, que exerceu o papel de vilão e herói da equipe canarinha no duelo com o Chile. Hulk errou o passe durante cobrança de lateral e cedeu o empate para o chileno. Mas foi "heróico", segundo Felipão, ao tentar se redimir do erro e mostrar garra na partida. Felipão avalia formação campeã de 2002 contra Colômbia Ele correu 12 km durante o jogo, participou de um lance polêmico em um possível pênalti que não foi dado pelo juiz e fez um gol anulado pelo árbitro. Até o segundo erro de Hulk, ao perder um pênalti, parece que foi perdoado pelo comandante da "família Scolari". Outro elogiado foi o goleiro Júlio César.