Os candidatos da esquerda à Presidência da República deverão propor uma unidade em resposta ao ataque a tiros contra a caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (27). Integrantes do PT, PSOL, PCdoB e PDT criticam o que chamam de "manifestações fascistas", numa escalada de violência na política. À coluna Painel, da Folha de S.Paulo, o pré-candidato Guilherme Boulos disse que as diferentes perspectivas da esquerda não podem impedir a defesa da democracia. "O que está em questão é que, neste momento, estão prevalecendo atitudes de ódio e intolerância. Com fascismo não se brinca", disse. (BN)
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
segunda-feira, 27 de agosto de 2018
quarta-feira, 15 de agosto de 2018
terça-feira, 31 de julho de 2018
Vacinação contra sarampo e pólio começa na segunda
O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (31) a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomelite. Segundo o Ministério, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas e a meta é vacinar 95% destas crianças. A campanha começa no dia 6 de agosto e vai até o dia 31 de agosto. No dia 18 de agosto acontecerá o Dia D de mobilização, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas. O foco da campanha deste ano é aumentar a cobertura vacinal em todo o país. Para isto, a campanha pretende vacinar todas as crianças de 1 até 5 anos, para manter coberturas homogêneas de vacinação. O Ministério informou que para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já os que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha". Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral (que também protege contra caxumba e rubéola), seja qual for a situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.
Quem deve ser vacinado?
Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha". Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Dia do Orgasmo: veja 5 fatos que você não deve saber (mas acha que sim) sobre o prazer feminino
Nesta terça-feira, 31 de julho, é celebrado o Dia do Orgasmo. O assunto é um dos que mais gera curiosidade entre as pessoas quando se fala em sexo. E tem muita gente que acha que entende tudo sobre o clímax feminino. Ou pelo menos diz que sim. A ciência já fez muitas pesquisas sobre o tema. Mas não tem tanto mistério assim. A sexóloga Jaqueline Brendler lista alguns pontos que considera fundamentais, mas que às vezes são ignorados: as mulheres devem ser responsáveis pelo próprio prazer e não podem colocar a expectativa apenas no parceiro ou na parceira. Para isso, precisam ser estimuladas a conhecerem o próprio corpo desde cedo, para saberem do que gostam (e do que não gostam também) e aprender como chegar lá. Ah! E elas são capazes de gozar sozinhas, sim!
Veja 5 fatos como esse, que talvez você ainda não saiba, sobre o clímax feminino:
É raro, mas é (muito) possível
O orgasmo pode ser considerado o ápice da relação sexual, certo? Mas nem sempre ele acontece, especialmente entre as mulheres. Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) concluiu que 55,6% das brasileiras não chegam lá. E mais: tem gente que nuncadescobriu essa sensação.
– Quando se fala em orgasmo, existem várias formas de chegar lá, mas o mais comum ainda é ter dificuldade pra gozar. Existe toda uma questão de repressão social e cultural. O homem conhece sua sexualidade bem mais cedo, ainda adolescente, sendo estimulado a se masturbar. A mulher nem sempre tem experiência com próprio corpo por uma série de fatores – pondera a sexóloga.
Eis a importância de conhecer a si mesma para tornar o orgasmo possível.
– Muitas mulheres chegam ao meu consultório sem nunca terem se tocado. Não sabem do que gostam, não conhecem seu corpo, não descobriram quais são suas zonas erógenas mais prazerosas e nem como estimulá-las. Não sabem como é a sensação de um orgasmo – acrescenta profissional.
O prazer é todo seu
Dito isso, passamos para a próxima questão: jamais coloque a expectativa do seu prazer no seu parceiro ou parceira. Descubra o que te satisfaz e coloque em prática. O orgasmo depende mais de você do que da pessoa que está contigo.
– O outro (a) não é responsável pelo seu prazer. Essa pessoa pode ajudar , é claro, mas ou atrapalhar também. O que quero dizer é: a mulher é a mais responsável pelo seu orgasmo – frisa a sexóloga.
E você pode chegar lá sozinha! Não precisa de ninguém pra isso.
– Existe a ideia de que a mulher só vai gozar com penetração. Não! Aliás, a mulher tem que ser conhecedora das práticas que mais facilitam para ela chegar ao orgasmo. E ela só vai descobrir isso se tocando. O que eu digo para as minhas pacientes é: nunca é tarde para descobrir esse prazer.
E tem mais: temos vantagens sobre os homens. As mulheres são capazes de ter orgasmos múltiplos, que são picos sucessivos de intenso prazer.
– É o que todo mundo quer. São dois ou mais momentos de intenso prazer durante a mesma transa, que vão diminuindo sucessivamente.
Clitóris e outras partes mais
Nem só de penetração vive o orgasmo. E tem explicação científica para isso. Tudo que é mucosa tem terminações nervosas.
– O ser humano é adaptativo. Dá para erotizar outras partes do corpo. Seios, orelhas, pescoço, pés – comenta.
São várias as possibilidades. A favorita, porém, é o clitóris. Já foi comprovado cientificamente que ele é o melhor caminho para chegar ao clímax.
O clitóris tem cerca de 8 mil terminações nervosas – 4 mil a mais que o pênis. Um estudo publicado no ano passado pela OMGYes (Oh Meu Deus, Sim!, em tradução livre), uma plataforma online cujo objetivo é estudar e compartilhar o conhecimento sobre o prazer feminino, revelou que 66% das participantes disseram que gostam da estimulação direta do clitóris e 45% afirmam gostar de toques ao redor dele.
Bebida alcoólica não vai te ajudar a chegar lá
Muitas pessoas acham que consumir bebida alcoólica num encontro ou antes do sexo vai ajudá-las a relaxar, entrar no clima e ter uma experiência mais prazerosa. Aquela taça de vinho ou de champagne pode, sim, ajudar na redução de inibições, mas se consumido em quantidades exageradas vão dificultar o alcance do orgasmo.
– O álcool é um depressor do sistema nervoso central. Resumidamente, ele é um anestésico. Uma taça de vinho, ou espumante, ou lata de cerveja, pode deixar a pessoa mais desinibida. Mas não vou aconselhar, porque a gente tem que poder transar e ter prazer sem beber.
É tudo coisa da sua cabeça
Pesquisadores e especialistas já revelaram que existe uma ligação concreta entre o cérebro e a região genital feminina. Por ali existe um grande número de terminações nervosas, conectadas a nervos maiores, que enviam impulsos ao cérebro.
– Sempre digo que o orgasmo é uma atividade cerebral. A gente resume que ele é uma sensação máxima de prazer que ocorre no cérebro e que tem repercussão no corpo todo – descreve Jaqueline.
Mulheres são mais sensoriais que os homens, mas precisam estar realmente envolvidas com a prática para dar certo. A sugestão é: pense, mas não tanto. Esqueça, por exemplo, a reunião com o chefe, o compromisso com a família ou que a sua barriga não é como você gostaria.
– A mulher tem que estar totalmente envolvida com a emoção erótica. Autocrítica e pensamento lógico são proibidos aqui. Por exemplo: ‘Estou demorando demais pra dizer’, ‘preciso acordar cedo amanhã’, ‘tenho que entregar um relatório no trabalho e ainda não terminei’. Se for assim, fica difícil ou praticamente impossível”
terça-feira, 26 de junho de 2018
quinta-feira, 21 de junho de 2018
Globo quebra regra para Marina Ruy Barbosa fazer duas novelas seguidas
Marina Ruy Barbosa fez a Rede Globo abrir uma exceção em suas regras para poder protagonizar uma novela atrás da outra. Depois de terminar as gravações de Deus Salve o Rei, a atriz começará a gravar a próxima novela das 9, O Sétimo Guardião. Normalmente, a emissora evita que atores emendem trabalhos, mas Aguinaldo Silva, o autor de O Sétimo Guardião, não abriu mão de Marina e ela também não se opôs ao trabalho duplo, de acordo com o Jornal Extra. As gravações da atual novela das 7 acabam entre os dias 23 e 27 de julho e Marina terá apenas 10 dias de férias antes de começar a gravar a próxima. E nem é pra descansar, viu? É que ela precisará de uns dias para mudar o visual. (Capricho)
quarta-feira, 20 de junho de 2018
Sandra Annenberg passa mal na Rússia após apresentar jornal
A jornalista Sandra Annemberg passou mal na segunda-feira (18), após apresentar o “Jornal Hoje” diretamente do estúdio externo em Moscou, na Rússia. A apresentadora precisou ser atendida às pressas por profissionais médicos no país sede da Copa do Mundo de 2018. Assim como Fernanda Gentil, que passou mal no mesmo dia por indisposições, a suspeita é de que o mal-estar de Sandra pode ter sido causado por algum alimento que ingeriu. Escalada para estar nesta terça-feira (19) no “Bom Dia Brasil”, ao lado de Ana Paulo Araújo na Rússia e Chico Pinheiro no estúdio do Rio de Janeiro, Sandra não compareceu ao noticiário para se recuperar do susto que passou no dia anterior.
terça-feira, 19 de junho de 2018
Caixa e Banco do Brasil divulgam regras para saques dos fundos PIS/Pasep
Além do calendário para saques dos fundos PIS/Pasep, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil divulgaram, na quarta-feira (14), as regras para as retiradas. Na manhã de quarta, o presidente Michel Temer sancionou lei que permite que, até 28 de setembro, cotistas de todas as idades com recursos nos fundos possam efetuar os resgates.
Cerca de 28,7 milhões de pessoas têm dinheiro em contas inativas do PIS/Pasep para resgatar. Desse total, 3,6 milhões fizeram o saque até maio deste ano, em um total de R$ 5 bilhões. Os outros R$ 34,3 bilhões ficarão disponíveis para serem sacados no Banco do Brasil (servidores públicos) e na Caixa Econômica Federal (trabalhadores do setor privado). Confira, abaixo, as regras divulgadas pelas instituições financeiras:
Regras do Banco do Brasil
- De acordo com o Banco do Brasil (BB), responsável pelo pagamento dos saldos do Pasep, que beneficia servidores públicos, caso o cotista não seja correntista ou poupador do banco e possuir saldo de até R$ 2,5 mil, ele poderá realizar a transferência da sua cota via transferência eletrônica direta (TED) para conta de sua titularidade em outro banco, sem nenhum custo. A operação poderá ser feita nos terminais de autoatendimento do BB ou na internet.
LEIA MAIS
- Neste portal, os cotistas podem conferir quanto têm de saldo na conta inativa. Para quem tem mais de R$ 2,5 mil a receber, os saques poderão ser realizados nas agências do banco, bastando que o cotista apresente documento oficial de identificação.
- Correntistas do banco receberão o valor, em conta, no dia 8 de agosto.
Regras da Caixa
- O saque das cotas do PIS, que beneficia trabalhadores do setor privado, será efetivado após a confirmação do direito nas agências da Caixa.
- Os pagamentos das cotas com valor de até R$ 1,5 mil podem ser realizados no autoatendimento da Caixa, usando apenas a Senha Cidadão, sem a necessidade do Cartão do Cidadão, ou com Cartão Cidadão e senha nas unidades lotéricas e Caixa Aqui, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto.
- Os saques de valores superiores a R$ 1,5 mil e inferiores a R$ 3 mil podem ser feitos com Cartão do Cidadão e Senha Cidadão no autoatendimento, unidades lotéricas e Caixa Aqui, com documento de identificação oficial com foto.
- Os valores acima de R$ 3 mil devem ser sacados nas agências, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto. A Caixa orienta que os trabalhadores consultem o site para serem direcionados à melhor opção de pagamento, antes de se dirigirem a um dos canais oferecidos.
- Correntistas do banco receberão o valor, em conta, no dia 8 de agosto.-
Herdeiros
No caso de cotistas falecidos, o beneficiário legal poderá sacar o PIS/Pasep na Caixa ou no Banco do Brasil. Para isso, ele deve se apresentar nas agências da respectiva instituição financeira portando documentos oficiais de identificação e comprovação da sua condição de herdeiro do cotista que tem saldo a receber.
O calendário de saques
Beneficiários com idades entre 57 e 59 anos poderão sacar o dinheiro entre segunda-feira (18) e 29 de junho. O pagamento para todas as idades ocorrerá entre 14 de agosto e 28 de setembro. Para quem tem conta na Caixa ou no Banco do Brasil, o depósito será em 8 de agosto para qualquer idade.
- Idades entre 57 e 59 anos: de 18 a 29 de junho
- Suspensão dos pagamentos: 30 de junho a 7 de agosto
- Crédito em conta na Caixa ou Banco do Brasil para todas as idades: 8 de agosto
- Atendimento nas agências da Caixa ou Banco do Brasil para todas as idades: 14 de agosto a 28 de setembro*
*Cotistas com mais de 60 anos podem sacar independentemente do cronograma, observando apenas a suspensão do pagamento em julho.
Ferry-Boat monta esquema especial para feriado de São João
Entre os dias 20 e 26 de junho o sistema ferry-boat, que faz a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica, terá um esquema especial para atender à demanda prevista do feriado de São João, que é de 20 mil veículos e 140 mil pessoas nos sete dias de operação entre São Joaquim e Bom Despacho. Segundo a Internacional Travessias Salvador (ITS), sete embarcações estarão disponíveis nos horários convencionais (de hora em hora). Entre quinta (21) e sexta (22) o funcionamento será 24h no terminal de São Joaquim. Já em Bom Despacho, o sistema vai operar 24h no domingo (24) e na segunda-feira (25). No feriado de São João vão operar: Juracy Magalhães Júnior, Ivete Sangalo, Dorival Caymmi, Anna Nery, Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu e Maria Bethânia. Além disso, durante a operação São João a ITS vai contar com a parceria de órgãos como a Transalvador, Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Rodoviária, Polícia Militar e Polícia Civil. Os usuários do ferry-boat também podem utilizar o serviço Hora Marcada, no qual será disponibilizado 450 vagas extras, segundo a ITS, nas madrugadas de quinta-feira (21), sexta-feira (22) e segunda-feira (25). Serão 50 vagas extras às 4h da manhã de quinta (21) e 200 vagas a mais na sexta (22) entre 1h e 4h, em ambos os casos saindo de São Joaquim. Outras 200 vagas na segunda (25), entre 1h e 4h, saindo de Bom Despacho. (BNews)
Segunda Turma do STF confirma para a próxima terça-feira julgamento de pedido de liberdade de Lula
O presidente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, confirmou para a próxima terça-feira (26) o julgamento de um pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Trata-se de um pedido de efeito suspensivo da execução da pena, que pode deixar o ex-presidente aguardar em liberdade enquanto os recursos são julgados nas instâncias superiores. A defesa também quer que seja suspensa a inelegibilidade gerada com a condenação na segunda instância da Justiça. Na semana passada, o relator da Lava Jato, ministro Luiz Edson Fachin, indicou o caso para julgamento no dia 26, mas a confirmação da data ainda dependia de Lewandowski. Condenado a 12 anos e 1 mês, em regime inicialmente fechado, Lula está preso desde abril na Polícia Federal em Curitiba (PR). Ele foi condenado, em segunda instância, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. (G1)
Justiça do Trabalho libera cobrança obrigatória de imposto sindical na Bahia
O desembargador do TRT 5ª (Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região), Renato Mário Simões, determinou que 12 empresas baianas descontem o valor do imposto sindical e encaminhem ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Feira de Santana. O parecer do relator definiu também que o desconto deve valer desde a folha de março deste ano, sem que o funcionário precise autorizar o pagamento da quantia. A multa prevista para o descumprimento varia de R$ 500 a R$ 15 mil. A resolução é um mandado de segurança, um tipo de ação urgente, no qual a entidade de classe pedia que, se a Justiça negasse o desconto do valor equivalente a um dia de trabalho – como ocorria antes da reforma trabalhista – permitisse então o recolhimento de 60% da remuneração diária. A justificativa apresentada foi que a reforma trabalhista não poderia ter alterado os trechos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) já que, para os representantes dos trabalhadores, a mudança dependeria de alteração na Constituição por se tratar de impostos. (M1)
quarta-feira, 30 de maio de 2018
Série A do Brasileiro terá sete jogos nesta quarta
A rodada do Brasileiro desta quarta-feira terá sete jogos. Os duelos começam a partir das 19h30, com Vitória x Internacional, no Barradão. O time baiano busca recuperação na tabela, já que está em 14º lugar. Já o Inter, é o 8º. No mesmo horário, mais dois confrontos: Vasco x Paraná, com a equipe paranaense tentando a primeira vitória na competição. Sport x Atlético-MG, com o atime de Minas Gerais podendo assumir a liderança novamente. Às 21h, a Chapecoense recebe o Ceará, o São Paulo o Botafogo. Se vencer e Fluminense e Atlético-MG perderem, o Tricolor paulista pode virar líder. Para fechar a noite, dois jogos: Cruzeiro x Palmeiras e Grêmio x Fluminense. O Tricolor carioca também poderá assumir a liderança. O Grêmio também pode se tornar líder, mas depende de uma combinação maior de resultados. (Noticias ao Minuto)
Senadores pedem CPI para investigar política de preços da Petrobras
A oposição protocolou no Senado, com 29 assinaturas, duas a mais que o mínimo necessário, o pedido de instalação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a política de formação de preços da Petrobras. O anúncio foi feito pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Segundo a senadora, seria “uma CPI diferente”. Enquanto as CPIs na Casa, duram , em média, 180 dias, a da Petrobras teria funcionamento restrito, com vigência de 30 dias e nada de audiências públicas, como é de praxe. O objetivo seria estudar a política de preços dos combustíveis e do gás de cozinha, além de analisar a política de desinvestimento da estatal. Para Vanessa, o governo não está resolvendo o problema do preço da gasolina nem do gás de cozinha, que continuam subindo “vertiginosamente”. As informações são da Agência Brasil. “A única forma de acessarmos as reais informações, os dados verdadeiros e detalhados sobre a Petrobras é com o trabalho de uma comissão parlamentar de inquérito”, defendeu Vanessa. Segundo a senadora, a medida foi motivada pelas sucessivas negativas da estatal a requerimentos de informações solicitadas por senadores. Atualmente, o valor do diesel, do gás e da gasolina consideram a flutuação do valor do barril de petróleo no mercado internacional. O argumento da Petrobras é que informações detalhadas sobre a política de preço da empresa são sigilosas, de acordo com Vanessa Grazziotin. O pedido conta com o apoio de senadores da base do governo como Marta Suplicy (MDB-SP) e Eduardo Braga (MDB-AM).
Resistência
O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), sinalizou que não vai se empenhar na criação dessa CPI. Segundo ele, o melhor caminho é abrir a planilha da Petrobras, por meio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). “A CPI é um instrumento do Congresso para abrir dados, mas é um instrumento lento, demorado. Nós sabatinamos pessoas para as agências que controlam preços. Essas agências têm que ter uma participação efetiva”, disse. Segundo ele, é preciso saber, por exemplo, se a planilha é justa, se não há excessos, se os acionistas da Petrobras estão ganhando demais. “Tudo isso não é o Congresso que tem fazer. O Congresso é um órgão fiscalizador que faz e muda leis. Nossa parte fizemos. Tudo aquilo com que nos comprometemos para alcamar o movimentos das ruas do ponto de vista das reivindicações, nós fizemos”, afirmou. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), também considera a CPI desnecessária. Segundo ele, essa discussão poderia resolvida por meio de audiência pública.
Tramitação
Para a comissão ser instalada, o pedido de criação precisa primeiro ser lido no plenário da Casa. Depois, os parlamentares ainda podem, até a meia-noite do dia da leitura, retirar assinaturas de apoio. Caso essas etapas sejam cumpridas e o mínimo de assinaturas, mantido, Eunício concederá prazo de cinco dias para que os líderes partidários indiquem nomes para compor a comissão. (Noticias ao Minuto)
terça-feira, 29 de maio de 2018
quinta-feira, 24 de maio de 2018
terça-feira, 22 de maio de 2018
quinta-feira, 17 de maio de 2018
Picada' no dedo poderá determinar sexo do bebê, diz estudo
Imagem ilustrativa mostra como o sexo do bebê poderá ser determinado; exame com pequena quantidade de sangue encontra cromossomo Y (Foto: Peejhunt/Pixabay)
Uma pesquisa brasileira publicada no "Prenatal Diagnostics" mostra que um teste simples com sangue de vasos capilares – semelhante ao feito para monitorar a diabetes – pode identificar o sexo do bebê no primeiro trimestre de gravidez. Hoje, exames de sangue mais complexos podem ser feitos nesse período para identificação do sexo do feto. Geralmente, contudo, famílias só vão saber se o bebê é menino ou menina após os primeiros três meses, quando a observação pelo ultrassom é possível. O teste é feito por meio de uma pequena quantidade de sangue de vasos capilares coletada pelo dedo e identifica a presença do cromossomo Y (masculino); por exclusão, é possível saber se é menina pela ausência do cromossomo. Os testes com o exame foram feitos pelo pesquisador Gustavo Barcelos Barra, do laboratório Sabin em Brasília, que financiou a pesquisa. No total, 101 voluntárias participaram do estudo. O período médio de gestação foi de 8 a 20 semanas.
Resumo do estudo
O cromossomo Y (meninos) pode ser identificado a partir do sangue coletado de vasos capilares (a picada no dedo). Meninas (XX) podem ser determinadas por exclusão; quando o Y não é encontrado. Antes do exame, as participantes foram divididas em três grupos para determinar qual método de assepsia para o dedo seria o mais indicado para o teste: 27 usaram álcool, 39 aplicaram hipoclorito de sódio duas vezes e 35 borrifaram o composto apenas uma vez. Depois, foi retirada uma pequena quantidade de sangue do dedo de cada uma das participantes. Por fim, as células foram centrifugadas para a extração do DNA.
Teste pode ser mais confortável
Os resultados do teste foram comparados com outros dois métodos: a retirada de sangue venoso (por meio de veias) e a observação após o nascimento. Conclusão: o exame com picada no dedo foi capaz de acertar o sexo do bebê em 100% das vezes no grupo que usou hipoclorito de sódio. Já no grupo que usou álcool como assepsia para o dedo, foram identificados 5 falsos-positivos (identificaram que era menino, quando na verdade era menina). A partir dos resultados assim, pesquisadores estabeleceram que é possível encontrar o cromossomo Y no sangue capilar (com a picada do dedo, por exemplo). Como os resultados demonstraram, o melhor método para assepsia seria o hipoclorito de sódio. O estudo não aponta para quando o teste estaria disponível. Segundo autores, o exame seria menos invasivo e mais confortável para a mãe e requer menores quantidades de sangue. (G1 - Bem Estar)
Dólar ultrapassa barreira dos R$ 3,70
Após abrir o dia em queda, o dólar voltou a subir e atingiu R$ 3,7046 na venda, por volta das 16h, mesmo depois de o Banco Central ter decidido manter a taxa básica de juros em 6,5% ao ano. Na máxima do dia, a moeda americana bateu R$ 3,7131. Nesta quarta (16), o dólar subiu 0,47%, vendido a R$ 3,679, no quarto dia consecutivo de valorização e no maior patamar desde abril de 2016. Na máxima do dia, a moeda chegou a R$ 3,6955. (bahia.ba)
Thammy Miranda fala sobre cirurgia de implante peniano
Thammy Miranda voltou a falar abertamente sobre o seu desejo na cirurgia de implante peninano. Convidado do ‘Superpop’ de quarta-feira (16), o filho de Gretchen comentou sobre o procedimento, que já tinha vindo à tona no reality show ‘Os Gretchens’. “Eu me expus pois estava em um reality e é muito válido para as pessoas saberem que existe a cirurgia. É essência ser homem, não é só o físico, é de dentro para fora. Você não mexe no que tem, acrescenta”, contou. Questionado sobre por que considerar ter um pênis aos 35 anos, o ator afirma que com o passar do tempo as ideias evoluem. “As coisas mudam. Eu disse que não tiraria o peito, que não queria ser lésbica com 16 anos… Você vai evoluindo, se conhecendo, é a sua realidade. Sei lá, estou aí para mudar o tempo todo”, declarou. Prestes a ser papai, Thammy disse ainda que a esposa, Andressa Ferreira, é sua aliada nessa batalha. “Ela me apoia em tudo, a gente é muito parceiro […] . Se eu fiz, não fiz ou deixei de fazer [o implante], a Andressa e as pessoas que fazem parte da minha vida que têm que saber”. (BB)
quarta-feira, 25 de abril de 2018
terça-feira, 17 de abril de 2018
Ubatã: Após apelo de mãe, bebê com problema no coração é operado Cidades
O pequeno Leonardo Davi nasceu em Ubatã e precisa de cirurgia no coração
O bebê de três meses Leonardo Davi, da cidade de Ubatã, sul da Bahia, que nasceu com o problema no coração, foi operado depois de um apelo feito pela mãe. O procedimento foi feito na segunda-feira (16), no Hospital Ana Nery, em Salvador, para onde a criança foi transferida. Em contato com o G1 nesta terça-feira (16), a mãe, Sandra Jovem Almeida de Jesus, disse que a cirurgia foi bem sucedida e a criança passa bem. O bebê está internado, em recuperação, e ainda não há previsão de alta.
Apelo
O apelo de Sandra foi para que Davi fosse transferido do Hospital Geral de Ipiaú (HGI), onde estava internado há mais de um mês, a fim de fazer o procedimento cirúrgico.
"A situação dele é grave. Estou aqui [no HGI] com ele há mais de um mês e nada foi resolvido. Ninguém me dá nenhuma posição e eu estou desesperada", disse a mãe, à época.
Ela estava preocupada porque um médico tinha alertado para que ele fosse operado antes da segunda-feira, quando completou três meses de vida.
Bebê respira com ajuda de aparelhos (Foto: Arquivo pessoal)
STF não permite transmissão ao vivo de julgamento de Aécio Neves
O Superior Tribunal Federal (STF), diferentemente de outras sessões do plenário, não permitiu a transmissão ao vivo do julgamento que tornou o senador Aécio Neves (PSDB) réu nesta terça-feira (17). Tradicionalmente, as sessões das turmas do STF não são transmitidas pela TV Justiça. O presidente da 1ª Turma, ministro Alexandre de Moraes, não aceitou o pedido de emissoras de TV e de sites para que a sessão pudesse ser transmitida. Cinco ministros da 1ª Turma julgaram, nesta tarde, a denúncia de corrupção passiva e obstrução de justiça do senador tucano. De acordo com o UOL, a assessoria de imprensa do STF afirmou que cabe ao presidente da Turma a decisão sobre a transmissão. No entanto, foi permitida a filmagem, e trechos em vídeo do julgamento. (BN)
terça-feira, 3 de abril de 2018
quarta-feira, 28 de março de 2018
Papa lavará pés de detentos muçulmanos na Quinta Santa Mundo
O papa Francisco lavará os pés de detentos de sete nacionalidades e quatro religiões nesta quinta-feira (29), em Roma, em uma das principais celebrações da Semana Santa. Na tradicional missa de Lava-Pés, ou "In coena Domini", o líder católico visitará a penitenciária Regina Coeli, o mais conhecido presídio da capital da Itália, e se ajoelhará perante 12 presos, todos homens. A lista inclui quatro italianos, dois filipinos, dois marroquinos, um moldavo, um colombiano, um nigeriano e um leonês. Oito deles são católicos; dois, muçulmanos; um, ortodoxo; e um, budista. As informações são da Sala de Imprensa da Santa Sé. Já a missa deve reunir 600 pessoas, entre detentos e agentes carcerários. Essa será a quarta vez desde o início de seu pontificado que Francisco celebra a missa de Lava-Pés em uma prisão. Além disso, ele já visitou, na Quinta-Feira Santa, um local que atende pessoas com deficiência e um centro de acolhimento a solicitantes de refúgio. Com informações da ANSA.
sexta-feira, 23 de março de 2018
Justiça determina que Embasa cobre de consumidores apenas valor da quantidade de água consumida
A Justiça determinou, por meio de liminar, que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) cobre nas contas de água apenas pelo valor consumido e, no caso daqueles que pagam a tarifa mínima, que a cobrança seja feita pelos dias em que a água foi fornecida. A decisão atendeu a um pedido do Ministério Publico da Bahia (MP-BA). Segundo o órgão, foi constatada ocorrência de descontinuidade do serviço essencial à população em Salvador, região metropolitana e alguns locais do interior, sem que os consumidores fossem notificados com antecedência. “Além disso, constatamos que a cobrança integral do valor da água ocorria mesmo quando não havia prestação do serviço e a pressão da água não estava dentro dos valores estabelecidos pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia”, afirmou a promotora de Justiça Ana Paula Limoeiro, autora da ação civil pública contra a Embasa.Na decisão, a juíza Ana Cláudia Silva Mesquita determinou ainda que, em caso de falta de água por período superior a 24h, a Embasa promova o abastecimento através de carros-pipa para as localidades atingidas e informe, através de rádio, televisão e jornal, aos consumidores sobre a data em que se dará a suspensão ou interrupção do fornecimento da água, indicando ainda quanto tempo será necessário para o reparo técnico. Por meio de nota, a Embasa informou que, nesses casos, age conforme a regulamentação da prestação do serviço de abastecimento de água no Estado da Bahia, constante na Resolução 002/2017 da Agersa. A empresa disse, ainda, que vai recorrer aos expedientes judiciais cabíveis para questionar determinações da liminar que, nos casos de intermitências no abastecimento, extrapolam as obrigações já regulamentadas por legislação específica.
segunda-feira, 19 de março de 2018
Versão beta do WhatsApp permite ícone personalizável Tecnologia
Foto: iStock
Usuários da versão beta 2.18.74 do WhatsApp poderão escolher ícones personalizáveis para o mensageiro. Assim, o aplicativo está seguindo o padrão adaptativo do sistema Android Oreo. A personalização pode ser feita por meio de uma launcher - ou seja, softwares instalados junto ao Oreo, que podem modificar padrões de cores e formatos de app instalados no sistema. O site 'TecMundo' reforça que as cores do logotipo do WhatsApp continuam as mesmas: verde e branco. Agora, o que pode mudar é o contorno do símbolo. Usuários poderão escolher entre cinco opções. Entra elas, um ícone redondo e outro quadrado. (Noticais ao Minuto)
Outono começa nesta terça-feira; veja a previsão para todas as regiões do Brasil
Outono deverá ter uma redução gradativa do La Niña (Foto: CadreLuxe/Pixabay)
O outono começa nesta terça-feira (20), às 13h15, e só abre espaço para o inverno no dia 21 de junho. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação será marcada pela redução gradativa dos efeitos do La Niña, influenciando as chuvas no Brasil. O instituto informou que o outono geralmente é marcado por uma redução nas chuvas no Sudeste, Centro-Oeste e no sul do Norte. Há também a chegada de massas de ar frio, que são originadas no sul do continente e trazem uma prévia do inverno - a temperatura começa a cair, principalmente no centro-sul. No Norte e no Nordeste, a chuva ainda deve prevalecer. Vale lembrar que com o La Niña, as temperaturas deste verão se mantiveram abaixo da média – tivemos até geada nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Isso ocorreu porque as águas do Oceano Pacífico Equatorial estavam mais frias. Segundo o Inmet, isso já começou a mudar desde fevereiro e o fenômeno deve ser cada vez menos sentido neste outono.
Norte
Foi um verão com muita chuva, principalmente em algumas regiões do Amazonas, Pará e Tocantins. Isso aconteceu devido a algumas áreas de instabilidade que se formaram, mas isso deve migrar para a parte noroeste do país. Os meses de abril, maio e junho devem permanecer, então, com uma quantidade de chuva dentro dos padrões para a época, podendo chover um pouco acima da média em algumas regiões, ainda sob a influência do verão.
Nordeste
Depois de seis anos de seca, as chuvas voltaram para o semiárido neste verão e estão melhorando as condições do solo da região. O Inmet prevê que o outono, no entanto, vá apresentar chuvas abaixo da média na maior parte do Nordeste. Há uma queda das temperaturas das águas próximas à costa nordestina que também pode diminuir as chances para um clima mais chuvoso.
Centro-oeste
Choveu acima da média neste verão, principalmente no Mato Grosso e parte do Mato Grosso do Sul. O Pantanal, inclusive, passa por uma grande cheia. No Distrito Federal, os reservatórios estão recuperando o volume em meio a uma crise hídrica.
Isso não deve continuar nesta próxima estação, segundo o Inmet. A previsão é de que o outono tenha chuvas na média ou abaixo da média prevista para a época. No mês de maio inicia o período de maior seca na região.
Sudeste
Choveu em boa parte da região durante verão, com exceção da parte central de São Paulo. De acordo com o Inmet, a capital paulista registrou o verão mais seco desde 1961.
É normal, no entanto, que as chuvas na região diminuam enquanto se aproxima o outono. A estação deverá manter a média prevista de chuvas, com uma queda gradativa nas temperaturas que pode ser sentida com mais força em Minas Gerais e São Paulo.
Sul
Parte da região sentiu muito a influência do La Niña no verão, com bastante irregularidade e baixa precipitação – principalmente no Rio Grande do Sul, que teve volumes inferiores a 400 mm. O contrário foi observado no Paraná e em Santa Catarina, que apresentaram chuvas acima da média.
O começo do outono deve ter uma diminuição nas chuvas, com índices próximos aos esperados para os três estados, com exceção do norte do Paraná. Quanto mais perto do inverno, maior será a queda nas temperaturas. Poderão ocorrer geadas nas áreas serranas. (G1)
quarta-feira, 14 de março de 2018
UNA: PREFEITURA INAUGURA ESCOLA EM LENÇÓIS E UNIDADE DE SAÚDE EM COLÔNIA
A Prefeitura de Una, por meio das Secretarias Municipais da Educação e da Saúde, vai inaugurar esta semana uma escola no distrito de Lençóis e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito de Colônia. Nesta quinta-feira (15), às 9h, a gestão municipal vai inaugurar a Escola Municipal Chico Mendes, no distrito de Lençóis (Loteamento Praia dos Lençóis).
A unidade escolar vai atender a estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. A solenidade de inauguração contará com a presença do prefeito Tiago de Dejair, da secretária da Educação Soelma Santos, demais secretários municipais, além de outras autoridades do município e comunidade local.
Já na sexta-feira (16), à 9h, a Prefeitura de Una vai inaugurar a nova Unidade de Saúde Básica do distrito de Colônia. A solenidade de inauguração também contará com a presença do prefeito Tiago de Dejair, da secretária da Saúde, Gleiciane Birschner, demais secretários municipais, além de outras autoridades do município e comunidade local.
A unidade tem 302 m² e é composta por consultórios, sala de procedimento, sala de vacina, sala de nebulização, sala de esterilização de material, farmácia, consultório odontológico recepção, sanitários, almoxarifado, copa, sala de gerência, sala para ações educativas e reuniões de equipe, quarto para motorista de ambulância, área externa, estacionamento e área verde. A população será atendida por uma equipe de saúde da família.
ILHÉUS: MUNICÍPIO APARECE ENTRE AS SETE CIDADES QUE PRODUZEM OS MELHORES CHOCOLATES DO MUNDO
Um mais importantes jornais do sul do País, o Gazeta do Povo, de Curitiba, publicou ontem (13) reportagem especial, em seu caderno de turismo “Viver Bem”, que aponta Ilhéus entre as sete cidades produzem alguns dos melhores chocolates do mundo e são inspirações para o destino de férias de quem ama a iguaria.
Reportagem assinada pelo jornalista Guilherme Grandi, assegura que “o chocolate começa com o cacau, e Ilhéus é considerada a capital brasileira do fruto. É um destino certo para quem quer conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde a plantação do cacau até a hora de degustá-lo”.
O jornalista destaca que é da cidade baiana que sai boa parte da produção nacional do fruto, embora o período de bonança tenha ficado para trás na década de 1990, quando um fungo dizimou as plantações.
“No entanto, muitas fazendas conseguiram se reerguer e hoje abrem as portas para quem quer aprender mais sobre o chocolate”, afirma, destacando produções como as da Fazenda Riachuelo, uma das maiores e a Provisão, que data do século 19.
O chão do cacau – As duas fazendas citadas na matéria integram o novo circuito gastronômico e cultural da Estrada do Cacau e do Chocolate, em formatação numa parceria do Governo do Estado e Prefeitura de Ilhéus. O jornalista também destaca a Fazenda Yrerê, na rodovia Ilhéus-Itabuna, que promove durante todo o ano o turismo rural e tem mais de uma centena de anos.
“Quem vai à Ilhéus pode aproveitar também para fazer uma hidratação facial com chocolate ou participar da Circuito Cacau Running, uma corrida que traz a cultura da região cacaueira para as ruas do município. É também possível visitar o povoado de Rio Braço, uma pequena cidade que floresceu ao redor da estação de trem de mesmo nome, mas que foi perdendo valor ao longo do século passado. Só restaram ruínas de um período próspero, e parte da cenografia usada para a filmagem da novela ‘Renascer’, nos anos 1990”, reporta Guilherme.
Como chegar – A matéria também destaca como chegar a Ilhéus. “Está a 2.107 quilômetros de distância de Curitiba, mais de 28 horas de viagem de carro. No entanto, há voos para lá pelas companhias Avianca, Azul, Gol e Latam com uma ou duas escalas, e passagens a partir de R$ 964 (dependendo da época)”.
Os locais que são destaque no mundo – Além de Ilhéus, a reportagem destaca o Circuito Gramado e Canela (RS), e as cidades de Campos do Jordão (SP), Colônia (Alemanha), Zurique (Suiça), São Francisco e Hershey (ambos nos Estados Unidos). Para acessar a matéria, basta clicar no linkhttp://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/turismo/conheca-alguns-dos-principais-destinos-do-mundo-para-os-amantes-de-chocolates/
terça-feira, 13 de março de 2018
Gaúcha vence na Justiça batalha para recuperar bens doados à Igreja Universal: 'Lavagem cerebral'
Foto: Jonas Samuel Betti/BBC Brasil
Mas o que ela esperava que representasse uma saída para sua crise pessoal acabou se tornando um pesadelo, conta hoje. Carla diz que foi coagida pela congregação religiosa a doar a ela tudo o que tinha e acabou ficando sem dinheiro, sem carro e mal falada na pequena cidade onde mora, Lajeado, no interior do Rio Grande do Sul. Ela afirma que mudou de ideia logo em seguida, mas que a igreja se recusou a devolver sua doação. Foi quando decidiu entrar, ao lado do marido, com uma ação judicial contra a Universal pedindo de volta os valores dos bens e uma indenização por danos morais. Em 2012, o grupo religioso foi condenado a pagar uma indenização de R$ 20 mil e devolver o valor de parte dos bens que a gaúcha diz ter doado. A igreja recorreu, e o caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça (STJ), corte na qual o recurso da igreja foi negado em uma decisão na semana passada. Ainda cabem novos recursos. Procurada pela BBC Brasil para comentar o caso, a Igreja Universal do Reino de Deus não respondeu às perguntas feitas pela reportagem. Enviou uma nota dizendo que "o dízimo e todas as doações recebidas pela Universal seguem orientações bíblicas e legais, e são sempre totalmente voluntários e espontâneos".
'Fogueira Santa'
Carla conta que resolveu começar a frequentar os cultos após ver pastores falando na TV. "Eram mensagens positivas, de esperança, prosperidade. Tinha muitos depoimentos de gente que falava que tinha saído de crise, gente que dizia que devia à igreja tudo o que tinha", diz. A gaúcha também conhecia pessoas que frequentavam a igreja - e falavam sempre bem. Seu marido não a acompanhava, mas também não se opunha à atividade religiosa da mulher. Ela diz que as doações que fez à Igreja começaram com o dízimo. O problema, afirma, é que não pararam por aí. "Eles diziam que você tinha que dar 10% de tudo o que você ganhava, e que tudo o que você desse, ia receber de volta", conta. "O problema é que tinha um evento especial, a Fogueira Santa, onde as pessoas iam e doavam casa, carro. E eu não sei o que me deu... Eu estava desesperada." Carla afirma que havia um evento em que os fiéis faziam promessas de doações, no qual ela disse que entregaria suas posses à igreja. "Depois disso eu fiquei na dúvida, pensei em desistir. Mas eles sempre falavam que tinha uma maldição para quem prometeu e não doou, que a pessoa ia ser amaldiçoada", diz. "E eu fiquei pensando na maldição, com medo da maldição." Carla então vendeu o carro por um valor bem abaixo do valor de mercado - já que o comprador teria que pagar o resto das prestações - e doou o dinheiro à igreja. E deu também, segundo ela, um colchão, um computador, dois aparelhos de ar condicionado que vendia em sua loja, joias,um fax, uma impressora e alguns móveis de cozinha que sua mãe havia acabado de comprar. Tudo isso escondido da família.
Nuvem negra
"Aí, quando cheguei em casa, que meu marido descobriu, aí que me deu um chacoalhão, que eu acordei. Não sei o que tinha aconteceu, eu estava mesmo... Era como se eu tivesse sofrido uma lavagem cerebral. Como se tivesse uma nuvem preta sobre minha cabeça, e quando meu marido conversou comigo ela foi embora. Me senti muito mal", afirma. No mesmo dia, ela, a mãe e o marido foram ao templo tentar recuperar os bens doados. Conseguiram levar de volta o colchão, o fogão e os outros itens de cozinha - mas apenas porque a mãe de Carla ainda tinha nota fiscal de tudo, de acordo com seu relato. A gaúcha diz que nenhum dos outros itens foi devolvido. "A gente implorou, insistiu muito, mas eles disseram que não iam devolver." Ela então registrou um boletim de ocorrência e procurou um advogado. "Já fui procurado por pessoas com casos parecidos, mas nem todo muito tem coragem de seguir com o processo - é demorado e desgastante. Ela foi muito corajosa", afirma Marco Alfredo Mejia, advogado de Carla no caso. "Eu jamais teria entrado na Justiça se eles tivessem me devolvido na hora", argumenta ela. No processo, a Igreja Universal se defende dizendo que não há comprovação da doação de itens como as joias e o dinheiro do carro - o que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul acatou. A entrega dos celulares, da impressora e dos aparelhos de ar condicionado, no entanto, foi comprovada, e o tribunal entendeu que se tratava de "coação moral irresistível" e "abuso de direito", por isso estipulou a indenização. A decisão foi confirmada pelo STJ na semana passada, mas a igreja ainda pode recorrer. A gaúcha afirma que, além do grande prejuízo financeiro, todos na cidade ficaram sabendo do caso, o que a prejudicou muito. Ela acabou fechando a loja que tinha. Ficou sem carro, sem dinheiro, sem negócio - ou seja, em uma situação pior do que a que estava antes. "Por sorte uma pessoa de bom coração em deu um emprego de vendedora e, aos poucos, eu fui reconstruindo. Antes teria dado também, mas eu estava desesperada e fui enganada. Quem abriu meus olhos foi o meu marido, ele me disse que Deus não ia colocar maldição em ninguém, que Deus não faz isso. E ele tem razão", diz Carla. Ela hoje diz acreditar em Deus - mas não ter mais nenhuma religião. (BBC Brasil)
segunda-feira, 12 de março de 2018
quinta-feira, 8 de março de 2018
Estudo mostra crescimento do nº de mulheres lésbicas mortas no país
Foi lançado nesta quarta-feira (7) o primeiro Dossiê sobre Lesbocídio no Brasil e o documento mostra que, entre 2000 e 2017, foram registrados 180 homicídios contra mulheres lésbicas brasileiras. Entre os anos de 2014 e 2017 é o período que concentra o maior número das mortes com 126 assassinatos de mulheres lésbicas. O dossiê foi elaborado pelo Grupo de Pesquisa Lesbocídio — As histórias que ninguém conta, que atua no resgate de informações e histórias de lésbicas vítimas desse tipo de crime no país. As informações são da Agência Brasil. A partir de 2013, o aumento tem sido constante, sendo que o maior ocorreu de 2016 para 2017, quando subiu de 30 para 54 registros. O estudo também aponta que os principais assassinos de mulheres lésbicas são homens. "As lésbicas se relacionam sexual e afetivamente exclusivamente com mulheres, mas os principais assassinos de lésbicas no Brasil são homens, o que significa que o vínculo conjugal entre vítima e assassino, muito recorrente nos casos de violência doméstica resultantes em feminicídios, não ocorre nos casos de lesbocídio", diz o texto do dossiê.O estado de São Paulo é o que concentra mais mortes de lésbicas no Brasil, foi lá onde ocorreram 20% de todas as mortes. No interior do Brasil que são anotadas mais mortes. Dos 126 casos registrados entre 2014 e 2017, 82 ocorreram no interior dos estados. O termo lesbocídio é proposto na pesquisa "como forma de advertir contra a negligência e o preconceito da sociedade brasileira com a condição lésbica, em seus diversos âmbitos, e as consequências, muitas irremediáveis, em especial a morte de lésbicas por motivações de preconceito contra elas, ou seja, a lesbofobia. Assim, definimos lesbocídio como morte de lésbicas por motivo de lesbofobia ou ódio, repulsa e discriminação contra a existência lésbica". Com informações do Sputnik Brasil.
Bancos entregam dados ao STF para cumprir quebra de sigilo de Aécio Neves
Bancos entregaram informações ao ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello no âmbito da quebra de sigilo sobre o senador Aécio Neves (PSDB), sua irmã Andrea, seu primo Frederico Pacheco, e do assessor do senador Zezé Perrella (PMDB). O STF determinou que as instituições financeiras entregassem dados bancários entre janeiro de 2014 e maio de 2017 referentes aos investigados. Até agora, segundo consta nos autos do inquérito, o Banco do Brasil, o Santander, o BNP Paribas, o Banco do Nordeste, e a Caixa Econômica Federal se manifestaram nos autos após determinação de quebra de sigilo. O ministro registrou, nesta quarta-feira (7) que os dados solicitados foram entregues pelo Santander e pelo BB. Ele pediu a juntada das petições dos bancos aos autos da ação cautelar e ainda encaminhou o material para vista da Procuradoria-Geral da República. A quebra de sigilo, requerida pela procuradora-geral, Raquel Dodge, se estende a outros investigados na Operação Patmos - suposta propina de R$ 2 milhões da JBS para o senador. São alvos da cautelar a irmã e o primo do tucano, Andrea Neves e Frederico Pacheco, o ex-assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG), Mendherson Souza, e as empresas Tapera e ENM Auditoria e Consultoria. À época, o advogado de Aécio, Alberto Zacharias Toron, afirmou que quebra de sigilo é absolutamente normal na fase de inquérito."É preciso destacar que o senador sempre se colocou à disposição da Justiça e dos investigadores", enfatizou Toron. "O senador sempre colocou à disposição seus sigilos bancário e fiscal." Aécio tem negado irregularidades no repasse de R$ 2 milhões da JBS e afirma que os valores seriam referentes a um empréstimo de Joesley e que, inicialmente, teria pedido para que sua irmã, Andrea, oferecesse um imóvel da família por aquele valor de compra. Ao pedir a quebra de sigilo bancário e fiscal do tucano, Raquel mencionou que o presidente da J&F Investimentos S.A., Joesley Batista, e Ricardo Saud, diretor de Relações Institucionais, "descreveram relação espúria entre o grupo empresarial e o senador da República Aécio Neves da Cunha, reportando-se ao pagamento de propina, no valor de R$ 60 milhões, em 2014, realizada por meio da apresentação de notas fiscais frias a diversas empresas indicadas pelo parlamentar". De acordo com Saud e Joesley, os valores serviam para a suposta compra de partidos que apoiariam o tucano nas eleições daquele ano. Raquel ressaltou ainda "a utilização, pelo parlamentar, do mandato para atender a interesses do grupo, indicando, como exemplo, a liberação de créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS de pessoas jurídicas da J&F Investimento S.A". A procuradora-geral ainda voltou a mencionar as supostas propinas de R$ 2 milhões da JBS, alvo da Operação Patmos ao embasar o pedido de quebra de sigilo. (Estadão)
quarta-feira, 7 de março de 2018
Banco do Brasil abre concurso para 60 vagas de nível médio
Foto:Arquivo/CORREIO
O Banco do Brasil divulgou hoje o edital para concurso público que oferta um total de 60 vagas: metade serão imediatas e a outra metade servirá para formação de um cadastro reserva para o cargo de escriturário, que exige nível médio. As inscrições deverão ser feitas de a partir de amanhã (08/03) e duram até o próximo dia 27 pelo site da Cesgranrio, onde também já está disponível o edital do concurso. O valor da taxa de inscrição é de R$ 48. A salário inicial corresponde a R$ 2.718,73 para 30 horas de trabalho semanais. O empregado também deve receber um auxílio alimentação/refeição equivalente a R$ 737 por mês e, cumulativamente com ao benefício, o banco concede uma cesta alimentação, no valor mensal de R$ 580,83. A empresa permite a ascensão e desenvolvimento profissional do colaborador; participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e acordo sindical vigente; vale-transporte; auxílio-creche; auxílio a filho com deficiência; e previdência privada. As vagas são para Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Os candidatos classificados poderão ser convocado para uma das três cidades, a critério exclusivo da instituição realizadora. A seleção terá validade de um ano, a partir da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogada, uma única vez, por mais um ano. As provas estão prevista para o dia 13 de maio, nas cidades de Belém, Fortaleza, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba. Serão cobradas questões de conhecimentos básicos: língua portuguesa, língua inglesa, matemática e atualidades do mercado financeiro e conhecimentos específicos: probabilidade e estatística, conhecimentos bancários e conhecimentos de informática. Além de uma prova de redação. O último concurso do Banco do Brasil foi realizado em 2015 para o total de 860 vagas - 95 imediatas e 765 para formação de cadastro de reserva. A Cesgranrio também foi a organizadora do concurso.
Concurso do Banco do Brasil
60 vagas
Salário: R$ 2.718,73
Inscrições: de 8 a 27/03
Taxa: R$ 48
Prova: 13/05
Ferrari diz que deixará F-1 em 2021 se diferenças não forem conciliadas
O presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, voltou a falar sobre a possibilidade de a escuderia italiana deixar a Fórmula 1 em 2021. O dirigente afirmou que a Ferrari sairá caso não possa conciliar as diferenças com a principal categoria do automobilismo. "Eu não disse que estávamos saindo da Fórmula 1 em 2020, mas que se não pudermos conciliar nossas diferenças, então iremos embora. Temos corrido na Fórmula 1 há mais tempo do que qualquer outro time. Entendemos o esporte. É definitivamente difícil imaginar a F1 sem a Ferrari, eu sei que sinceramente espero que possamos continuar", disse em entrevista à revista Autocar.As ameaças da Ferrari se dão por causa da possível mudança de regulamento em 2021. O grupo Liberty Media, novo dono da categoria, propõe aumentar o número de componentes padronizados nos motores dos carros da Fórmula 1. Recentemente, Marchionne já havia dito que o grupo estava brincando com fogo. "Estamos em diálogo com o Liberty Media e espero que possamos encontrar uma maneira de avançar até o final deste ano. Se não acontecer, vocês vão ouvir sobre isso de novo", prosseguiu Marchionne à Autocar. A Ferrari está na Fórmula 1 desde a primeira temporada da categoria, em 1950. A escuderia é a única a participar de todos os campeonatos desde então. Com informações da Folhapress.
Número de mulheres que pilotam aeronaves no Brasil cresceu 106% em 2 anos
Um levantamento divulgado na segunda-feira (5) pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) mostra que, no Brasil, existem 1.465 mulheres exercendo a função de pilotas de aeronaves. O número cresceu 106% de 2015 a 2017. Sendo que a maior parte do crescimento ocorreu no número de mulheres com licenças de pilotos privados de avião, com o aumento de 165%, passando de 279, em 2015, para 740 em 2017. Dentro da categoria, houve um aumento expressivo no segmento de pilotos privados de helicóptero, que passou de 47 mulheres, em 2015, para 167 em 2017, que representa 255%.
No caso de pilotos de aviões para empresas aéreas, o número de mulheres passou de 26, em 2015, para 41 em 2017. Segundo a Agência Brasil, em linhas que operam com helicóptero, a presença feminina aumentou de 14 para 22 entre os anos de 2015 e 2017. Na mecânica, o número também cresceu. Há três anos, eram 179 mulheres operando na parte mecânica da aeronave, enquanto no ano passado, a quantidade subiu para 233, representando um aumento de 30%. “No entanto, o número ainda é pequeno quando comparado aos profissionais do sexo masculino: 8092 em 2017”, informou a Anac.
Os dados não consideram a carreira de comissário de bordo que, historicamente, sempre teve mais profissionais do sexo feminino. São 6.485 mulheres contra 3.335 homens habilitados para a função. De acordo com a agência, o levantamento de profissionais habilitados é feito a partir da extração de licenças ativas emitidas exclusivamente pela Anac.
Assinar:
Postagens (Atom)