Colonia Babado Novo

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Agentes comunitários terão auxílio de tablets



(Josias Brito) O Estado de Rondônia, especificamente o Município de Ji-Paraná, sai na frente com a inclusão dos Tablets no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS's). A iniciativa do prefeito Jesualdo Pires emana não apenas na inclusão de novos elementos tecnológicos, mas, também novas atribuições na realização do trabalho desses profissionais da Atenção Primária
secretário de Saúde, Renato Furverk, disse que o trabalho dos agentes comunitários de saúde será modernizado e com a aquisição dos aparelhos, trará mais agilidade aos atendimentos a população. Os tabletes ajudarão na coleta de dados para a Saúde do Município. Segundo o secretário de Saúde, o projeto deverá ser implantado pela Prefeitura em parceria com uma empresa privada, que irá locar os aparelhos para a SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde). “Os tablets substituirão todas as fichas impressas, que vão desde a ficha da primeira visita, onde são coletados os dados da população, até as fichas de acompanhamento, repassando-as para o tablet. Os aparelhos deverão ser compatíveis com o Datasus, um sistema de coleta de dados do SUS (Sistema Único de Saúde)”, lembrou o secretário.
Renato Furverk disse que os aparelhos serão adquiridos através de sistema de locação e a empresa que ganhar a licitação, também será responsável em aplicar cursos para orientar os agentes de saúde de como trabalhar com os tablets. Os aparelhos serão adaptados com o programa que será utilizado pelos agentes durante o trabalho de cadastro e acompanhamento das famílias. “Os aparelhos são configurados com os sistemas oficiais, garantindo agilidade no processo e confiabilidade nas informações, obtendo eficácia no controle sobre as visitas domiciliares e acompanhamento do histórico-clínico de cada pessoa”, ressaltou.
presidente do SINASER (Sindicato dos Agentes de Saúde do Estado de Rondônia), Joel Sena Dutra, destacou que a iniciativa da Prefeitura de Ji-Paraná é louvável e inédita na Região Norte, pois o município, através da Secretaria de Saúde, será o primeiro a investir em tecnologia para auxiliar os agentes de saúde no seu trabalho diário. “Quero agradecer ao prefeito Jesualdo Pires, ao vereador Lincoln Astre e ao secretário de Saúde Renato Furverk, por ter atendido ao nosso pedido, garantindo modernização nos trabalhos dos agentes de Saúde”, frisou.
CONCURSO – O presidente lembrou ainda que vinha cobrando a realização de concurso público, em caráter de urgência, pois há falta de profissionais no município e, o prefeito já iniciou o processo para início do concurso público, onde irá ser contratado 105 novos agentes comunitários de saúde em Ji-Paraná. “Através do vereador Lincoln Astre, que tem nos auxiliado na parte jurídica, e do vice-presidente da Sinaser, Valcir de Souza, solicitamos a realização de concurso público para preenchimento de vagas, pedido que foi atendido pelo secretário de Saúde e pelo prefeito Jesualdo Pires”, concluiu ressaltou Joel Sena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário