Estudo pioneiro relaciona níveis de cortisol e sedentarismo na infância
Crianças fisicamente ativas geralmente têm mais bom humor e menos sintomas ligados à depressão do que crianças sedentárias. Agora, um estudo descobriu mais um motivo para praticar exercícios na infância: atividades físicas podem ajudar a lidar com situações de estresse. A pesquisa é a primeira a fazer tal relação e foi publicada na última quarta-feira (6) noJournal of Clinical Endocrinology & Metabolism (JCEM).
Para a análise, foram acompanhadas 258 crianças com oito anos de idade. Durante quatro dias, meninos e meninas usaram acelerômetros que registraram a qualidade e a quantidade de exercícios físicos praticados. Além disso, os pais ficaram responsáveis por colher amostras de saliva em diferentes momentos do dia para que os pesquisadores pudessem avaliar os níveis de cortisol no organismo dos participantes. O cortisol é conhecido por ser um hormônio diretamente relacionado ao estresse físico ou mental.
Os resultados não apontaram diferenças entre os níveis de cortisol quando os participantes ativos ou inativos estavam em suas casas. Entretanto, nos momentos em que as crianças foram submetidas a testes envolvendo aritmética ou desafios para falar em público, eles descobriram que o sedentarismo estava relacionado a maiores níveis de cortisol. Aqueles que treinavam de forma intensa ou moderada, por sua vez, apresentaram níveis mais baixos do hormônio.
Para o autor, da University of Helsinki, na Finlândia, o estudo mostra a importância de incentivar a participação das crianças nas aulas de educação física e ainda buscar praticar exercícios fora da escola. Movimentar-se parece garantir melhor resposta psicológica ao estresse.
Brincadeiras também funcionam como exercícios
Correr e pular também queimam calorias, estimulam a mente e liberam hormônios que geram a sensação de bem-estar. Por isso, nem sempre é preciso matricular seu filho em algum esporte para que ele seja fisicamente ativo. Veja a seguir nove brincadeiras que tiram seu filho do sedentarismo:
1. Gincanas
Se você tiver espaço no quintal ou no jardim, esconda objetos e vá soltando pistas para crianças encontrá-los. É como uma caça ao tesouro e vale até pensar numa recompensa no final. Na falta de um quintal espaçoso, use os cômodos da casa para a brincadeira, tomando cuidado com a mobília e com objetos que se quebram facilmente.
2. Tiro ao alvo
Elejam um alvo e, com aquelas arminhas de água, montem um campeonato. Que tal pais contra filhos? Uma idéia é pôr anilina na água para diferenciar os jatos de um time e de outro.
3. Pular elástico
A brincadeira é adorada pelas meninas que passam horas trançando as pernas nas tramas dos elásticos. A diversão é tanta que, na falta de um quintal, não custa experimentar na rua, mesmo.
4. Bolinhas de gude
Um campeonato com elas rende até horas de muito entretenimento. A idéia é trombar umas nas outras ou formar casas, encaçapando as bolinhas do adversário.
5. Construir instrumentos
Não precisa de muito. Com uma garrafa plástica e punhados de areia, você já consegue um chocalho. Uma tira de couro e um pedaço de madeira rendem um batuque. Depois, é só entrar no ritmo da festa.
6. Faça pipas
A diversão começa na escolha dos papéis e na confecção do brinquedo. Não bastasse, ainda tem a delícia que é empinar no quintal ou num parque.
7. Decore uma camiseta
Pode separar uma peça e encher com tina para tecido e purpurina, retalhos e botões. Ela pode virar o uniforme da brincadeira nas férias ou até servir como presente para alguém especial.
8. Modele argila
A brincadeira faz sujeira, mas agrada crianças de todas as idades. Dá para fazer vasos, copinhos e porta-trecos. Além de modelar, as crianças adoram pintar as criações.
9. Monte um balanço
Dá para pendurar na árvore ou até mesmo num pedaço de telhado que fique à mostra. Você só precisa de um pneu velho e de um pedaço de corda reforçado para conseguir montar o brinquedo favorito das crianças nos parquinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário