Colonia Babado Novo

terça-feira, 15 de abril de 2014

Canavieiras-Ba :Zairo Loureiro tem contas rejeitadas pela Câmara


O ex-prefeito Zairo Loureiro teve suas contas referentes ao ano de 2012 rejeitas pela Câmara de Vereadores de Canavieiras. Em sessão bastante tensa, realizada nesta terça-feira (15), parte dos vereadores confirmou o Relatório com o Parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que opinou pela rejeição, porque irregulares.
Embora os vereadores Cacá (PP) e João Moreira (PT) tenham opinado no relatório das Comissões como favoráveis à aprovação, o vereador Jorge Garcia (PMDB) apresentou um Relatório em Separado, opinando pela rejeição. Dos nove vereadores que compõem o Legislativo, apenas oito compareceram à sessão.
Dos oito vereadores presentes, cinco votaram a favor da aprovação: Deni (PP), Dalva da Pescan (PSD), Nide Enfermeira (PP), Cacá (PP) e Moreira (PP). Votaram pela rejeição os vereadores Jorge Garcia (PMDB) e Cleonildo Tibúrcio (PRTB). Já o presidente da Câmara, o vereador Gildeon Reis Pinheiro (Kinha), do PPS, se absteve de votar. O vereador Nilton Nascimento (PSD) não compareceu à sessão.
Como o quorum requerido para a apreciação e rejeição do Parecer Prévio do Tribunal de Contas dos Municípios é de 2/3, os cinco votos dados pelos vereadores ligados ao prefeito não foram suficientes para “derrubar” a rejeição. De acordo com a decisão da Câmara, o ex-prefeito passará a ser considerado “ficha-suja” e não poderá concorrer a qualquer cargo público.
No Relatório em Separado, o vereador Jorge Garcia enumerou as diversas irregularidades cometidas com o dinheiro público, grade parte delas comprovadas através de diligências externas e consideradas insanáveis. Segundo o vereador, as contas de Zairo Loureiro são alvo de investigação da Polícia Federal, Procuradoria da República e da Controladoria Geral da União.
Para o vereador, até mesmo na defesa prévia apresentada pelo ex-prefeito à Câmara estão confessadas as irregularidades, mas de forma dissimulada, o ex-prefeito ainda “faz deboche” da seriedade do TCM. “Embora tenha assumido os crimes cometidos contra a comunidade, com ironia, ele ainda acredita que deve ser perdoado”, enfatizou Jorge Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário