Colonia Babado Novo

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Mensalão: Valdemar Costa Neto pega 7 anos e 10 meses de prisão



O deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), condenado no julgamento do mensalão, teve sua pena fixada nesta segunda-feira (26) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele pegará 7 anos e 10 meses de reclusão. “O acusado [Valdemar Costa Neto] pretendeu transformar o seu partido em uma 'legenda de aluguel”, justificou Joaquim Barbosa, presidente da Corte e relator do processo.

Rodrigues
O ex-deputado federal Carlos Rodrigues teve sua pena fixada nesta segunda-feira (26) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele deverá cumprir seis anos e três meses de prisão e pagar uma multa de, aproximadamente, R$ 700 mil – valor não atualizado. Rodrigues foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no julgamento do mensalão. Como a pena total é inferior a oito anos de prisão, o ex-deputado deverá cumpri-la no regime semiaberto. O advogado de defesa do réu chegou a pedir a palavra para solicitar a redução de pena sob a alegação de que Rodrigues confessou o crime. Porém, os ministros da Corte negaram o pedido.

Borba
O ex-deputado José Borba (PMDB) teve sua pena fixada hoje (26) pelo Supremo Tribunal Federal. Borba foi condenado no julgamento do mensalão a dois anos e seis meses de prisão por corrupção passiva. Porém, como a punição não chega a quatro anos, ele poderá cumpri-la em regime aberto. Borba terá ainda que pagar 150 dias-multa de dez salários mínimos cada – o que corresponde a aproximadamente R$ 360 mil em valores não atualizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário