Desde o primeiro dia do ano, passou a vigorar uma nova resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que regulamenta os Planos de Saúde, ampliando a lista de tratamentos e cirurgias cuja cobertura deve ser obrigatória, como por exemplo, a cirurgia de redução de estômago para pacientes com obesidade mórbida.
A Resolução Normativa nº 262 da ANS entrou começou a vigorar a partir do dia 1º de janeiro de 2012, aumentando em 60 novos procedimentos e 13 tipos de exames que devem ser cobertos obrigatoriamente pelos planos de saúde privados que tenham sido contratados pelos clientes a partir de 1º de janeiro de 1999.
Dentre os serviços que passam a ser cobertos agora pelos planos de saúdeestão 41 tipos de cirurgias realizadas através de câmeras especiais, menos invasivos para o paciente, como as cirurgias de redução de estômago.
Além disso, de acordo com a Resolução, os Planos de Saúde devem incluir na cobertura exames de ressonância magnética para pacientes com câncer; tratamentos de doenças oculares que requerem aplicação de injeções, bem como garantir o uso de medicamentos especiais,com doenças como a artrite reumatóide.
No caso dos pacientes com câncer, que até então passavam por problemas corriqueiros com as operadoras, que costumavam barrar os tratamentos com custo mais elevado, foram os mais beneficiados, já que além dos exames de ressonância magnética garantidos, também terão acesso a novas tecnologias para o tratamento de câncer de colo retal com metástase, com cobertura obrigatória prevista na nova resolução da ANS.
O internauta poderá conferir, por meio de uma linguagem simples, se a cirurgia ou tratamento desejado está coberto em seu plano de saúde. A nova resolução foi publicada em agosto do ano passado, e sua elaboração contou com a colaboração de diversos órgãos de defesa dos consumidores, conselhos de profissionais da saúde e representantes dos planos de saúde.
A primeira lista de procedimentos de cobertura obrigatória foi criada em 1998, através da pela Resolução de Conselho de Saúde Suplementar 10 da ANS. Depois disso, passaram por atualizações em 2011, 2004 e 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário