Colonia Babado Novo

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Acne assusta adultos, principalmente mulheres



30% a 50% das mulheres sofrem com acne / Shutterstock

"A acne é algo feio. Isso já é um estigma social" disse a dermatologista americana Kathy Fields ao Metro. 30% a 50% das mulheres adultas ainda sofrem com esse problema, mas por que as espinhas afetam mais a autoestima dos adultos?


O dermatologista Paul Frank explica que "não há nada pior para o ego do que ser adulto com problemas de adolescente". Isso pode afetar a confiança no trabalho e nas relações emocionais. 

Apesar de ter o mesmo aspecto nos mais novos e nos mais velhos, a acne é causada em locais diferentes nos dois casos. "Os adolescentes têm espinhas no nariz e na testa durante a puberdade. Já nos adultos tende a aparecer ao longo da linha do cabelo, no queixo e no pescoço", disse a especialista em pele Ava Shamban.

Por que se formam 

As espinhas se formam normalmente por causa do descontrole hormonal, seja ele causado por dieta, estresse, TPM ou gravidez. Nos adultos, na maioria das vezes a acne é causada por esse descontrole.

Além das causas externas, fatores internos do nosso organismo se alteram para que as espinhas apareçam. "A acne se forma quando há excesso de um hormônio masculino, chamado andrógeno (que está presente também em mulheres), que estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo", explica a dra. Shamban.

Esse óleo proporciona o crescimento das bactérias e as espinhas são a resposta do organismo à inflamação. Elas costumam surgir duas semanas depois da ação da bactéria.

Estresse

"O estresse pode gerar altos níveis de andrógeno, que provocam erupções na pele. Cortisol (o hormônio do estresse) e outros esteroides adrenais podem estimular as glândulas sebáceas a formarem acnes", alerta a dra. Shamban.

Os adultos sempre procuram saber os motivos pelos quais estão tendo acne. As primeiras possibilidades que vêm em mente são a dieta, a saúde ou o estresse. Na maioria das vezes, estes motivos são realmente os responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário