Já imaginou fazer o percurso Salvador-Feira de Santana usando um trem? OGoverno do Estado estuda viabilizar este meio de transporte entre a capitalbaiana e a segunda maior cidade do estado.
O secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, disse, em entrevista à rádioTudo FM na última terça-feira (14), que conversou com o ministro dostransportes, César Borges, e que já estão fazendo o traçado de um trem depassageiros de Feira de Santana até Salvador.
De acordo com Costa, o trem será veloz e circulará com a velocidade de 140 km/h. "E ele encontraria com o metrô na BR [BR-324] da linha 1 e, portanto, nós teriamos uma estação deintegração, que a pessoa poderia sair de Feira em um trem, entrar no metrô e estar em qualquer lugar de Salvador.Portanto, nós garantiríamos uma completa integração de toda a Região Metropolitana e também da segunda maiorcidade do estado, Feira de Santana, com a cidade de Salvador", disse o secretário à rádio.
Durante a entrevista, Costa também informou que a Companhia de Trens de Salvador (CTS), cuja transferênciapara o Estado foi aprovada na Câmara na segunda-feira (13), vai ser encaixada dentro da Secretaria deDesenvolvimento Urbano do Estado. O secretário disse que a CTS vai ser responsável pela condução do metrô epelo processo de licitação, assim como pela a reestruturação completa dos trens do subúrbio.
Rui Costa também falou sobre um possível VLT (veículo leve sobre trilhos) ou trem para a Região Metropolitana. "Nós já estivemos na Agência Nacional de Transportes, a ANTT, já estivemos no Ministério dos Transportes, com o ministro César Borges, conversando sobre a reestruturação do trem, onde nós solicitamos, inclusive, areposição dos oito quilômetros de trilho que foram retirados pela concessionária no trecho de Mapele, para quenós possamos operar ou um VLT ou um trem para a Região Metropolitana", disse o secretário. Uma reunião comos prefeitos da Região Metropolitana será realizada para conversar sobre esse trem ou VLT metropolitano, afirmouCosta.
"E também conversei com o ministro, porque nós teremos novas concessões de linhas férreas Belo Horizonte - Salvador, Salvador-Recife e Salvador também para entroncar com a ferrovia Norte-Sul usando o atual traçado da[ferrovia] Centro-Atlântica", contou Rui Costa. Segundo ele, o ponto de encontro será Feira de Santana, ondehaverá um ramal puxando para o porto de Aratu. As informações são do Correio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário