Papa Francisco virá ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude Foto: Alessandra Tarantino / AP
Papa Francisco virá ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude
Foto: Alessandra Tarantino / AP

Sob o lema "Somos a Diocese do Papa, a Igreja de Francisco", os jovens da capital argentina, cidade natal do ex-cardeal Jorge Bergoglio e agora pontífice, peregrinarão ao Rio de Janeiro para não perder o encontro que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho. Miceli lembrou que na JMJ passada, realizada em Madri, participaram cerca de 6 mil argentinos, mas que agora as condições mudaram muito e, neste caso, estão fazendo grandes esforços para levar os fiéis mais pobres, e não apenas aqueles em boas condiçõess financeiras.Cerca de 20 mil argentinos devem viajar em julho para o Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e ver seu compatriota, o Papa Francisco, que fará sua primeira viagem ao exterior desde sua eleição em 13 de março, informou à AFP uma fonte eclesiástica. "Estimamos que apenas da cidade de Buenos Aires teremos 5 mil participantes e acredito que seremos mais de 20 mil de todo o país", indicou Mario Miceli, responsável pela pastoral da juventude da arquidiocese de Buenos Aires.


A escolha de Francisco para o trono de Pedro despertou um grande fervor religioso em um país em que 75% da população se diz católica, segundo a Igreja, principalmente nos bairros pobres que o ex-arcebispo de Buenos Aires visitava com frequência. "Estamos trabalhando nos bairros, fazendo economias, recebendo contribuições, doações e fazendo várias atividades para arrecadar fundos para que aqueles que têm menos possam estar perto dele", explicou Miceli.
Os argentinos já têm em suas listas 11.871 jovens entre 14 e 35 anos, além de freiras e padres. Haverá cerca de 700 voluntários de várias dioceses do país e dezenas de bispos, de acordo com a Agência de Notícias Católica Argentina (Aica).
Tour sobre a vida do Papa vira atração turística em Buenos Aires
Clique no link para iniciar o vídeo
Tour sobre a vida do Papa vira atração turística em Buenos Aires
O Papa voltou a falar de sua "pátria amada" em uma carta enviada à presidente Cristina Kirchner, em ocasião da celebração da Independência argentina, em 25 de maio. Francisco enviou uma "cordial saudação em ocasião do Dia Nacional deste país amado" e os parabéns a "todos os argentinos".
A JMJ, o grande encontro global de jovens com o Papa, reunirá no Rio de Janeiro cerca de 2,5 milhões de jovens, a maioria dos países da região. Esta é a segunda vez que a conferência é realizada na América Latina, 26 anos depois da de Buenos Aires, presidida pelo então Papa João Paulo II.
"Em julho, eu estarei no Rio de Janeiro para receber o mundo, juntamente com o Papa, o nosso pastor. E você?", indica um anúncio do site de uma empresa de viagens, que exibe com uma foto de seis freiras em hábitos brancos e, sobre eles, uma camisa com o logotipo da JMJ: um coração com o Cristo Redentor e a cruz peregrina, nas cores verde, amarelo e azul.
"Nós já estávamos organizando a viagem para a JMJ há meses, mas após a eleição de Francisco, a procura aumentou consideravelmente", contou Lucas Saladino, da Bramasole, uma empresa de turismo especializada em excursões religiosas.
A agência, que visa um público mais velho e de alto poder aquisitivo, esgotou seu pacote de 30 lugares a um custo de US$ 1,49 mil. Outro pacote ainda disponível oferece mais conforto, incluindo sete noites em um hotel e translado para Guaratiba, onde o Papa celebrará a vigília e a missa da JMJ, por US$ 2,6 mil. A expectativa é de que os argentinos sejam os estrangeiros em maior número presentes no Brasil para o evento.
Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

Igreja comenta sobre agenda do Papa no Brasil
Clique no link para iniciar o vídeo
Igreja comenta sobre agenda do Papa no Brasil
O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.