Colonia Babado Novo

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Informativos municipais.





CONFIRMAÇÃO DE MATRICULA

A prefeitura de Una através da secretaria da educação informa:

Atenção senhores pais ou responsáveis de alunos da rede municipal de ensino compareça na unidade escolar do seu filho até o dia 29 de novembro (sexta feira) para confirmação de matricula para o ano letivo de 2014.
Fique atento confirmação de matricula até o dia 29 de novembro sexta -feira
Garanta a vaga do seu filho.

COMUNICADO URGENTE


A PREFEITURA DE UNA ATRAVÉS DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONVOCA TODOS OS INSCRITOS NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA HABITAÇÃO RURAL , PARA COMPARECER COM URGÊNCIA NO CLUBE SOCIAL DE COLÔNIA NESTA SEXTA FEIRA AS 9 HORAS DA MANHÃ PARA ASSINATURA DE DOCUMENTOS.


NÃO FALTE,SUA ASSINATURA É MUITO IMPORTANTE PARA A REALIZAÇÃO DESSE GRANDE SONHO!


PREFEITURA MUNICIPAL DE UNA


NOVEMBRO AZUL TAMBÉM EM UNA‏



Participe da campanha.



Dr.ª Marúcia e Dr.ª Liliane discutem o projeto





O movimento faz parte de uma campanha de incentivo para a conscientização da importância de homens na faixa etária de 50 anos realizar os exames de próstata e diabetes. A secretária de saúde de Una a Drª Marúcia Bahia e a coordenadora de planejamento Liliane Maltez informou que os exames são realizados em Una no Hospital Municipal Frei Silvério desde que seja encaminhado pelo profissional da Unidade de saúde com prévia avaliação clinica.


O mapeamento é realizado pelos agentes de saúde, que no processo são peças fundamentais para ajudar no estimulo a procura pelo serviço. Dia 14 de novembro foi o dia “D” do combate ao diabetes, porém a campanha se estenderá por todo o mês de novembro. Em Una foram espalhadas por toda a cidade diversas faixas de incentivo e informação com o objetivo de atingir um grande público.


Segundo a secretaria de saúde Drª Marucia Bahia muitos exames de diabetes já estão sendo realizados no Hospital Municipal Frei Silvério e que os exames de também são realizados pelo médico Urologista Dr. Juliano Almeida. A Coordenadora de Planejamento Liliane Maltez alerta para alguns dos vários sintomas da diabetes e próstata.


Diabetes


Aumento de apetite;


Poliúria – aumento do volume urinário, causando desidratação e muita sede (polidipsia);


Alterações na visão;


Perda de peso;


Disfunção erétil ;


Infecções provocadas por fungos na pele e nas unhas;


Feridas que demoram a cicatrizar, principalmente nos membros inferiores;


Distúrbios cardíacos e renais;


Neuropatias diabéticas causadas pelo comprometimento das terminações nervosas.


Próstata


Dificuldade para urinar
- Jato de urina fraco
- Dor ao urinar
- Necessidade de urinar com frequência, uma vez que, com a obstrução da passagem da urina, a bexiga está constantemente cheia, conseguindo apenas esvaziar pequenos volumes de cada vez.Atualmente a maioria dos cânceres da próstata são detectados em fases iniciais, antes de causarem sintomas, através do exame de PSA, da ultrassonografia de próstata e do toque retal. Para tanto os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima para devidas orientações.
/unanamidia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário