Colonia Babado Novo

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Ambientalistas se reúnem pela preservação do Rio de Contas



Ambientalistas de diversos municípios baianos estarão reunidos na cidade de Abaira,Chapada Diamantina, na próxima quinta-feira, 21, com o objetivo de discutirem assuntos de grande importância para a preservação do Rio de Contas que tem sofrido ameaças desde a sua nascente, na Serra da Tromba, município de Piatã, até a foz, em Itacaré. Na oportunidade acontece uma reunião conjunta do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas (CBHRC)e do Conselho Gestor da ARIE( Área de Relevante Interesse Ecológico) das Nascentes do Rio das Contas. Dentre os temas em pauta o destaque fica com o debate sobre a construção de barragens na região em que estão localizadas as principais nascentes desse manancial. 


A agressão vem sendo cometida por duas empresas (Bagisa S.A e Hayashi) que visam a produção de batatas. O empreendimento envolve uso de agrotóxicos e pode resultar em graves consequências na população e nos aquíferos. Vale ressaltar que o Gerais, a área das nascentes, é uma grande caixa d’água, devido a sua formação geológica e que a construção dessas barragens (uma de 200 hectares e a outra de 60 hectares) pode comprometer seriamente a vazão e a qualidade das águas do Rio de Contas que se estende por 620 Km banhando os municípios de Piatã, Abaira, Jussiape, Dom Basilio, Tanhançu, Jequié, Jitauna, Ipiaú, Itagibá, Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba, Aurelino Leal, para finalmente desaguar no Oceano Atlântico, em Itacaré.


Nessa reunião conjunta em Abaira, o município de Ipiaú será representado por membros do Grupo Ecológico Papamel, entidade que integra o Conselho Gestor da ARIE das Nascentes do Rio das Contas. Durante o evento também acontece uma apresentação sobre o estado de conservação dos peixes de água doce da Bahia(Giro/José Américo Castro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário