Nesta quinta-feira,13,Luiz Gonzaga faria 100 anos, e no ano do centenário do músico que já ganhou até um filme "Gonzaga de Pai Pra Filho", contando a sua história de vida,ele também é homenageado na internet.
Para celebrar a data, o Google criou um doodle especial para o "Rei do Baião".Um dos compositores mais importantes da música popular brasileira, Gonzagão é autor de canções como Asa Branca e Qui Nem Jiló, pai do músico Gonzaguinha também já falecido. Luiz Gonzaga morreu em agosto de 1989, aos 76 anos.
Já é tradição essa homenagem feita pelo site a personalidades e datas importantes da história mundial.
Luiz Gonzaga também é conhecido como o Rei do Baião. Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira.
De acordo com informações disponibilizadas na Wikipedia, Luiz Gonzaga levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra para o resto do país. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, ele mostrou o sertão nordestino para o resto do país numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado.
Se estivesse vivo o Rei do Baião completaria 100 anos. Luiz Gonzaga do Nascimento morreu vítima de parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte e posteriormente sepultado em seu município natal.
"Foi o cantor e músico também o primeiro a fazer uma turnê pelo Brasil. Antes dele, os artistas não saíam do eixo Rio-SP. Gonzagão gostava mesmo era do showbizz: viajar, fazer shows e tocar para plateias do interior." Ana Krepp em matéria para a Revista da Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário