Colonia Babado Novo

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Projeto proíbe pesquisa eleitoral 15 dias antes das eleições



O projeto é de autoria da deputada Cida Borghetti
O projeto é de autoria da deputada Cida Borghetti.
O Projeto de Lei 4574/12 só permite a veiculação de pesquisas eleitorais até 15 dias antes das eleições, informa a Agência Câmara. Segundo a deputada Cida Borghetti (PP-PR), autora da proposta, a divulgação de consulta às vésperas do pleito não permite aos partidos a verificação dos dados, métodos adotados e prováveis erros que possam causar efeitos danosos ao processo eleitoral. Segundo a parlamentar, “não cabe em nosso processo eleitoral a veiculação de dados apresentados ao eleitor como verdade incontestável, que posteriormente divirjam acentuadamente do resultado das urnas”. Para Cida Borghetti, o eleitor deve confiar no processo eleitoral “como um todo, inclusive nos institutos de pesquisa e na imprensa”. (Bahia Notícias)

Gremistas fazem avalanche, alambrado cede e torcida cai em fosso


Torcida do Grêmio cai ao fazer Avalanche para comemorar gol contra a LDUUm acidente marcou a comemoração do primeiro gol do Grêmio diante da LDU, nesta quarta-feira, pela volta da fase preliminar da Copa Libertadores da América. Uma grade de proteção cedeu após os fãs fazerem a avalanche, e vários torcedores caíram em um fosso atrás do gol que era defendido pelo goleiro Marcelo Grohe. 
O gol tricolor saiu aos 16min do segundo tempo, depois de um primeiro tempo bastante truncado. Elano arriscou um chute cruzado de fora da área e acertou o ângulo do goleiro Domínguez. Do outro lado do estádio, parte da torcida realizou a "avalanche", que havia se tornado tradição no Estádio Olímpico Monumental. O parapeito da Arena, porém, não resistiu à pressão que foi exercida e cedeu em um ponto, resultando na queda de várias pessoas em um fosso e na quebra do muro de concreto onde a proteção estava fixada. 
A partida foi interrompida por sete minutos. O telão do estádio mostrou um torcedor que se recuperou e voltou para a arquibancada - sua aparição foi saudada pelos demais gremistas. Duas mulheres saíram de ambulância, com imobilização cervical e conscientes, a caminho de um hospital da região, enquanto um homem deixou o gramado no veículo médico e foi avaliado nas dependências do estádio. Outros quatro foram atendidos no local, com ferimentos leves. 
Depois do acidente, policiais militares fizeram uma "barreira" perto das grades de proteção para evitar que os torcedores descessem novamente as arquibancadas.
A avalanche da torcida tricolor era justamente uma questão de preocupação das autoridades locais antes da inauguração da Arena. Um setor especial foi destinado para a comemoração, com certas ressalvas por parte da Polícia Militar para os jogos não-oficiais em dezembro de 2012 - como a redução da capacidade de 10 mil para 8 mil pessoas, e a instalação de guarda-corpos. 
O confronto com a LDU é a primeira partida oficial da Arena do Grêmio, que havia recebido somente um amistoso contra o Hamburgo, da Alemanha, e o festivo Jogo Contra a Pobreza, organizado pelos ex-jogadores Ronaldo e Zinedine Zidane

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Substância cancerígena é detectada em análise de cinco marcas de cachaças

No Brasil, o valor aceitável de carbamato de etila é de até 150 microgramas por litro (µg/l), mas cinco marcas apresentaram valor superior desse composto cancerígeno
No Brasil, o valor aceitável de carbamato de etila é de até 150 microgramas por litro (µg/l), mas cinco marcas apresentaram valor superior desse composto cancerígeno
Metade das cachaças e aguardentes de dez marcas líderes testadas pela Proteste Associação de Consumidores contém uma substância nociva à saúde acima dos níveis aceitáveis.
No Brasil, o valor aceitável de carbamato de etila é de até 150 microgramas por litro (µg/l), mas cinco marcas apresentaram entre 165µg/l e 755µg/l desse composto químico classificado como possível agente causador de câncer pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), da Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com os resultados das análises, a cachaça 7 Campos de Piracicaba apresentava 755 microgramas do carbamato de etila por litro e a Pedra 90 - 548 µg/l. A Ypióca Prata (298 µg/l ); Pitú (255 µg/l) e Salinas (165 µg/l).
A Sagatiba foi a que apresentou o menor índice da substância: menos de 50 µg/l. Além desta, foram avaliadas e aprovadas as marcas São Francisco, Seleta, Pirassununga 51 e Velho Barreiro.
De acordo com Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste, o problema ocorre porque o Ministério da Agricultura (Mapa) tem prorrogado o prazo para as empresas se adequarem às normas que foram estabelecidas em 2005. "Enquanto isso, agrava-se o risco à saúde", reclama Dolci, que pede vigência imediata da instrução normativa 13, que determina teor máximo de 150 μg/L de carbamato de etila.
Lote anterior à adequação
De acordo com a Ypióca Bebidas, o lote utilizado na amostra da Proteste é anterior à aquisação da empresa pela Diageo, em agosto de 2012. Segundo a marca, desde então a Ypióca Prata tem teor de carbamato de etila abaixo do índice definido por lei, de 65 µg/l.
A empresa afirmou que se antecipou e já adotou as medidas necessárias para atender à legislação que entrará em vigor em 2014.
Conclusão precipitada
A Industria de Bebidas Paris acredita que a conclusão da análise da Proteste é precipitada, visto que "quando se fala do carbamato de etila podemos afirmar que até este momento não existe nem padrão oficial ou metodologia oficial para análise deste componente".
O comunicado da empresa, fabricante da aguardente Pedra 90, declara que aguarda definições da comunidade europeia, que desenvolve amplos estudos há mais de 4 anos sobre o assunto.
Problema identificado
Segundo o Engarrafamento Pitú, a amostra avaliada pela revista Proteste teve como origem a unidade de São Paulo, que é responsável por apenas 2,7% da produção total da cachaça Pitú, ou seja, "o problema já foi identificado e resolvido desde o ano passado", pois a empresa reconhece que é de sua alçada realizar análise técnica de cada lote fornecido.
No comunicado, a empresa afirma, ainda, que "apesar da inexistência no Brasil de uma obrigação normativa para obediência ao nível máximo de carbamato de etila em bebidas alcoólicas, a Pitú orgulha-se de ter alcançado limites inferiores a 150μg/L em 97,3% de sua produção".
Falta comprovação da análise
Thiago Medrado, responsável comercial pelo grupo Salinas, produtor da cachaça Salinas, não sabe qual o lote utilizado na análise feita pela Proteste. "Estamos pedindo a comprovação da análise, pois esse tipo de teste só pode ser feito por uma consultoria ou pelo Ministério da Agricultura, e não foi feito dessa maneira", assegura.
Medrado afirma ainda que todas as cachaças do grupo estão com menos de 150 microgramas por litro de carbamato de etila, ainda que a normativa não esteja em vigor. "Desde 2010 nossos produtos já tem essa substância abaixo desse limite permitido", revela.

Brasil vai diminuir contingente da força de paz no Hait


O Ministério da Defesa informou na tarde desta quarta-feira (30) que o Brasil irá iniciar uma redução do contingente militar que atua nas forças de paz no Haiti. Atualmente, há 1.910 militares brasileiros naquele país.
O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, explicou que, nesse primeiro momento, a redução será pontual. "Estamos apenas retirando o Brabatt 2, batalhão que era direcionado para o atendimento em função do terremoto". Com a saída do Brabatt 2, responsável pela assistência ao Haiti após o terremoto de 2010, o contingente de militares brasileiros no país voltará a ser 1.450. Esse número irá compor um batalhão único, comandado pelo coronel Zenedir da Mota Fontoura.
Ao passo que 460 militares voltam para o Brasil, um total de 30 oficiais irá embarcar para o Haiti no dia 7 de junho. Esse grupo participou de um curso preparatório no Ministério da Defesa. Além de orientações sobre a missão da tropa, o curso abordou temas referentes à política externa brasileira no Haiti e promoveu uma videoconferência entre os oficiais e os líderes militares que já se encontram no país.

Carol Narizinho



A panicat Carol Narizinho é a garota-propaganda de uma marca de biquínis e mostrou uma prévia da nova campanha para os seus seguidores nesta terça-feira, 29. As fotos foram feitas em Salvador, na Bahia.
Carol, que faz bronzeamento artificial para nunca perder a marquinha de biquíni, já tinha mostrado uma prévia dessa campanha no dia 14 de janeiro.
Carol Narizinho (Foto: Instagram / Reprodução)
Carol Narizinho (Foto: Instagram / Reprodução)Carol Narizinho (Foto: Instagram / Reprodução)
Carol Narizinho (Foto: Instagram / Reprodução)Carol Narizinho (Foto: Instagram / Reprodução)
  •  
Carol Narizinho (Foto: Instagram / Reprodução)Carol Narizinho (Foto: Instagram / Reprodução)

Começa a valer norma mais rígida para a lei seca


Nova lei está valendo a partir de hoje.
Nova lei está valendo a partir de hoje. A tolerância zero no trânsito em relação ao consumo de bebidas alcoólicas agora é para valer. O motorista que for apanhado com qualquer concentração de álcool no organismo, mesmo causada por um simples bombom de licor, será autuado por infração gravíssima. Se o teor alcoólico estiver acima de 0,34 miligramas por litro de ar (ou seis decigramas por litro de sangue), o equivalente a seis latinhas de cerveja ou três doses de uísque, em média, além das penas administrativas, o motorista responderá a processo criminal, podendo pegar de seis meses a três anos de prisão, mais pagamento de multa e cassação da carteira de habilitação. As medidas estão previstas na Resolução 432 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União, e serão aplicadas imediatamente pelos agentes de trânsito nas blitze de todo o País, inclusive no próximo feriado de Carnaval, período de maior concentração dos acidentes por embriaguez, segundo informou o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. (Correio)

Carreta de refrigerantes tomba na BR-101 e carga é saqueada



A carreta colidiu em um poste e deixou Itamarati sem energia.(foto: Michele Matias)
A carreta colidiu em um poste e deixou Itamarati sem energia. (foto: Matias/Giro)
Uma carreta colidiu em um poste nas margens da BR-101 na noite de terça-feira e deixou os Itamarati e Novo Horizonte, distritos de Ibirapitanga, sem energia elétrica. Segundo informações de populares, o motorista perdeu o controle da direção do veículo, atingiu o poste e desceu uma ribanceira. O condutor ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital de Base em Itabuna. A carga de refrigerantes foi saqueada por populares. Não há informações do atual estado do motorista. (Giro em Ipiaú)

Preço do cacau continua “patinando” em R$ 63



A arroba do produto ainda não passou dos R$ 65 neste mês.
A arroba do produto ainda não passou dos R$ 65 neste mês.Os produtores baianos estão decepcionados com a cotação do cacau neste início de ano. A arroba do produto ainda não passou dos R$ 65 neste mês. A arroba de cacau, que custava R$ 63 no dia 2, foi vendida nesta terça a R$ 61. A cotação na bolsa de Nova Iorque foi de 2.191 dólares a tonelada. O cacau tem um dos piores preços dos últimos anos. No início de 2011, por exemplo, a arroba do produto no sul da Bahia chegou a ser vendida a R$ 92. A tonelada de cacau chegou a valer 3.632 dólares na Bolsa de Nova Iorque, um valor muito superior ao cotado nesta terça-feira. A expectativa dos produtores é de que o cacau tenha aumento de pelo menos 30% nos próximos meses. (A Região).

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Prefeito suspende alvarás de casas noturnas de Ilhéus



ilheus-centro-220908
Os alvarás de estabelecimentos que realizam eventos, especialmente casas noturnas, em Ilhéus, no sul da Bahia, foram suspensos pelo prefeito Jabes Ribeiro por meio de decreto publicado na segunda-feira (28). A decisão foi tomada devido às irregularidades constatadas na concessão do documento. De acordo com o decreto, os alvarás foram “expedidos sem a comprovação do laudo de vistoria técnica emitido pelo Corpo de Bombeiros”. O prefeito levou em consideração o incêndio na boate Kiss, que matou 231 pessoas e feriu 129 em Santa Maria, no interior gaúcho. O documento determina que a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo da cidade deverá adotar providências no sentido de fiscalizar os estabelecimentos atingidos pelo decreto, assinado pelo prefeito e pelo secretário Antonio Vieira, titular da pasta. A Prefeitura não divulgou os nomes dos locais que tiveram alvarás suspensos. (Correio)

Ministério Público vai processar 300 políticos da Bahia



O TCM, Tribunal de Contas dos Municípios, divulgou uma lista com as principais irregularidades cometidas pelos políticos nos últimos anos. O desvio de dinheiro público é um dos principais crimes cometidos pelos gestores. Outros crimes que vêm ocorrendo com muita frequência são a falta de licitação para contratação de serviços e produtos e os gastos de mais de 54% da receita líquida do município com o pagamento de servidores. Os gestores também são condenados pela contratação de funcionários sem a realização de concurso público, além de investimentos abaixo do determinado por lei na educação e na saúde. No ano passado, o TCM analisou 404 contas de prefeituras e 408 contas de câmaras municipais. 192 contas de prefeitos foram rejeitadas. 27 contas de presidentes de câmaras foram reprovadas por irregularidades. Por causa do festival de irregularidades em 2011 e 2012, o Ministério Público Estadual deve acionar cerca de 300 políticos baianos.(A Região)

MG: Duas pessoas morrem em acidente com ônibus que saiu da Bahia



O ônibus saiu de Poções com destino a São Paulo.
O ônibus saiu de Poções com destino a São Paulo.
Duas pessoas morreram e nove ficaram feridas em um acidente com um ônibus na noite desta segunda-feira (28) na BR-251 próximo a Francisco Sá, no Norte de Minas Gerais. O ônibus com 45 passageiros seguia de Poções, Sudoeste da Bahia, para São Paulo (SP). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista perdeu o controle em uma curva, atravessou a pista e acabou preso entre dois barrancos sobre um penhasco de 15 metros de profundidade. Os passageiros tiveram que sair pela entrada de ar do veículo. O condutor ficou preso às ferragens e morreu no local. Uma passageira foi retirada do ônibus com vida, mas não resistiu aos ferimentos. No ônibus estava ainda o segundo motorista. Ele estava dormindo no momento do acidente e ficou preso às ferragens. O resgate durou quase uma hora e mobilizou a bombeiros e a equipe do Samu. Olivieiro da Silva, de 57 anos, teve as duas pernas fraturadas.(G1

Dilma anuncia R$ 66,8 bilhões em investimentos para municípios



Encontro dos prefeitos em Brasília.
Encontro dos prefeitos em Brasília.
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira que o governo federal vai disponibilizar para os municípios neste ano R$ 66,8 bilhões em recursos novos. Ela discursou para uma plateia repleta de prefeitos eleitos e reeleitos em 2012 durante o 2º Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. “Os municípios, além de todas as obras anteriormente contratadas, passarão a ter R$ 66,8 bilhões em recursos novos para suas obras”, afirmou durante discurso, momento em que foi bastante aplaudida pelo público, que é estimado em 20 mil pessoas pela pasta Secretaria de Relações Institucionais, que organiza o evento. Leia mais no G1.

Moreno no Capricho se envolve em briga com Top Gun



A confusão teria começado por causa de uma "canja" durante show.
A confusão teria começado por causa de uma “canja” durante show(foto:vermelhinho).
De acordo com informações de sites de Ilhéus, o vocalista Maurivon de Lemos Costa, conhecido como Top Gan, apresentou queixa na 6ª COORPIN em Ilhéus, contra o também cantor Moreno no Caprixo. Maurivon informou que  estava se apresentando em uma casa de show na cidade de Ilhéus, quando Moreno começou a ofendê-lo, após pedir para dar uma “canja”, e ter o pedido negado pelo cantor. De acordo com informações, um início de confusão se formou no local, com ameaças e ofensas de ambas as partes, inclusive da mulher de Moreno que também se envolveu no tumulto. Segundo um site local, um revólver chegou a ser sacado durante a confusão que foi parar na delegacia. (Radar Notícias)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

64% das grávidas não tiveram direito a um acompanhante no parto no SUS



gestante visao espirita enjooHospitais do SUS em todo o País estão descumprindo a lei federal que garante às gestantes o direito de ter um acompanhante antes, durante e depois do parto. Dados coletados pela ouvidoria da Rede Cegonha entre maio e outubro de 2012 mostram que 64% das 54 mil mulheres entrevistadas relataram que não tiveram direito ao acompanhante. A pesquisa demonstrou ainda que 56,7% delas (19.931) afirmam que o acesso ao acompanhante foi proibido pelo serviço de saúde e só 15,3% (5.378) relataram não conhecer esse direito. O problema é que a resolução que regulamentou a lei não prevê nenhuma penalidade para o hospital que não cumpri-la, deixando as mulheres sem um mecanismo oficial para reclamar. (Estadão)

Cerca de 80% dos municípios baianos têm contas irregulares com a União



Tabagismo encurta vida em 10 anos, aponta estudo



Longevidade pode ser recuperada abandonando o hábito de fumar


"Fumei a vida inteira e nunca tive nada". A frase, muitas vezes usada para justificar o tabagismo como um hábito inofensivo, mostra que grande parte dos fumantes não está disposta a largar o vício. Entretanto, ao primeiro sinal de problemas pode ser tarde para dar um basta no cigarro, o que pode comprometer a longevidade. Isso é o que mostram novos estudos publicados no The New England Journal of Medicine, na última quinta-feira (24). A descoberta foi feita por especialistas americanos e canadenses de instituições como a Global Health Institute, em Toronto.

Foi analisado o histórico de 113.752 mulheres e 88.496 homens fumantes ou ex-fumantes com idade superior a 25 anos. Os pesquisadores estudaram registros dos participantes de 1997 a 2004. Eles concluíram, então, que tabagistas morrem, em média, 10 anos antes do que o restante da população. Isso mostra que, embora os efeitos nocivos do cigarro apareçam apenas em longo prazo, eles tendem a ser bastante agressivos.

A boa notícia, porém, é que largar o vício entre os 30 e 40 anos pode devolver até nove anos de vida do fumante. Se abandonado entre 40 e 50 anos, são até seis anos de vida recuperados. Depois dos 65 anos, é possível reaver cerca de quatro anos. Vale lembrar, entretanto, que, mesmo cessando o hábito, o risco de morte continua sendo maior do que o da população em geral. Sabendo disso, que tal estipular uma nova meta e parar de fumar? Aqui vão dicas de como tornar o processo menos sacrificante:


DE 7
Fumante passiva - Foto Getty Images
Evite locais com muitos fumantes
Da mesma forma que uma pessoa em dieta deve evitar um restaurante com pratos principais muito calóricos, quem deseja largar o cigarro precisa se afastar de lugares com muitos fumantes. "Ficar próximo à tentação nos primeiros dias sem cigarro pode ser muito difícil", afirma a psicóloga Laura de Hollanda Batitucci Campos, das Clínicas Oncológicas Integradas (COI). Ela sugere ainda evitar consumir bebidas alcoólicas, já que beber está intimamente ligado ao hábito de fumar. "Com o tempo fica mais fácil conviver com outros fumantes", diz.
Homem com cigarro e café - Foto Getty Images
Quebre a rotina
Para grande parte dos tabagistas, fumar é parte de uma rotina. Alguns fumam logo ao acordar enquanto tomam uma xícara de café. Outros, infalivelmente, depois do almoço. Por isso, para enganar a vontade de fumar, é fundamental quebrar esses hábitos. "Mude o local da refeição, varie os pratos e as horas das suas atividades", aconselha Maria Teresa.
Homem escovando os dentes - Foto Getty Images
Concentre-se em outra atividade
"Nos primeiros dias longe do cigarro, o ex-fumante tem picos de vontade extremamente perigosos, mas que duram apenas alguns minutos", afirma Laura. Nesses momentos, a melhor saída é se distrair com alguma atividade que exija concentração e que, de preferência, mantenha boca e mãos ocupadas. Quando sentir que está passando por um desses picos, levante e vá escovar os dentes, beba um copo de água ou mastigue alguma coisa. "Só não coma alimentos muito calóricos para não engordar e, mais tarde, alegar que o ganho de peso é resultado do abandono do cigarro".
Família abraçada - Foto Getty Images
Busque apoio da família e de amigos
Tentar envolver amigos e familiares na luta contra o tabagismo pode tornar a tarefa de abandonar o cigarro muito mais fácil. "Com mais aliados nessa luta, todos ficam mais motivados e não há a tentação de conviver tão de perto com alguém que fuma e não tem objetivo de parar", afirma Laura.
Mulher comendo direto da geladeira - Foto Getty Images
Não desenvolva outro vício
De acordo com a psicóloga Maria Teresa, o cigarro funciona como uma válvula de escape da ansiedade para a maioria dos fumantes. Por isso, parar de fumar é resolver apenas parte do problema. "A ansiedade ainda precisa ser extravasada de alguma maneira e o perigo é o ex-fumante investir em hábitos pouco saudáveis para isso, como consumir alimentos altamente calóricos". O apoio de uma nutricionista pode ajudar a vencer esse obstáculo, tornando o combate ao vício menos penoso.
Mulher meditando - Foto Getyt Images
Tenha autocontrole
Afinal, você está realmente disposto a parar de fumar? Para a psicóloga Laura, o ponto mais importante nessa luta é ter força de vontade. "Não é uma tarefa fácil, mas ela é possível. Suporte profissional e dedicação absoluta são essenciais para você alcançar sua meta". Tendo em mente as incontáveis vantagens de acabar com o vício e a motivação que fez você dar o primeiro passo, é bem provável ser bem sucedido.
Cigarro sendo apagado no cinzeiro - Foto Getty Images
Sempre tente mais uma vez
"Recaídas significam apenas que a tentativa seguinte será menos penosa", incentiva Maria Teresa. Segundo ela, estar familiarizado com as principais sensações da abstinência deixa o ex-fumante mais tranquilo e bem preparado. Além disso, o cigarro pode ser abandonado a qualquer momento. "Não importa se você tem 20 ou 80 anos, pode começar uma vida sem cigarro quando quiser".

Tragédia de Santa Maria: 75 pacientes ainda correm risco de morte






Eles foram intoxicadosEnviada Especial a Santa Maria - As autoridades de saúde do Rio Grande do Sul e do governo federal estão especialmente preocupadas com os 75 pacientes vítimas do incêndio em Santa Maria que permanecem em estado crítico de saúde, com risco de morte. Somente na cidade onde ocorreu a tragédia com 231 mortos, existe 83 pacientes internados, sendo 33 em estado grave.
Os pacientes em estado mais crítico são, em geral, os que estão intoxicados gravemente com a fumaça do incêndio ou sofreram queimaduras intensas. Para este último caso, o Ministério da Saúde pediu ajuda a profissionais de hospitais de referência no Rio de Janeiro e do Paraná, além do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os 75 casos gravíssimos incluem pacientes que precisam de diálise permanente, medicação para manter a pressão sanguínea e ventilação mecânica, por exemplo. Em dois casos, a situação é tão crítica que as pessoas não puderam ser transferidas de Santa Maria para Porto Alegre, porque não suportariam a viagem.
O número de pacientes graves, no entanto, vem sendo reduzido e alguns já deixaram a UTI. Apesar disso, novos casos críticos ainda podem surgir. Segundo o ministro, 30 pacientes procuraram ontem (28) a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Santa Maria porque apresentaram sintomas como tosse e falta de ar.
'Depois da data do incêndio, mesmo pessoas que inicialmente não tiveram nenhum sintoma, começaram a aparecer com sinais de tosse, falta de ar e começaram a evoluir para o que nós chamamos de uma pneumonite química', explicou.
Hoje, no entanto, apenas duas pessoas apresentaram os sintomas da intoxicação pela fumaça do incêndio. Entretanto, o ministro alerta que os casos de pneumonite podem se agravar rapidamente e levar o paciente à morte se não forem tratados. Por isso, pede que qualquer pessoa que esteve na boate no momento do acidente e inalou a fumaça procure uma unidade de atendimento, se vier a se sentir mal.
De acordo com Padilha, exames de raio X não são suficientes para atestar a intoxicação e o paciente deve ser examinado clinicamente por um médico.
Apesar de Santa Maria ter 30 leitos de UTI, os casos graves estão sendo levados aos poucos para Porto Alegre (RS). A intenção do comitê de gerenciamento de crise formado pelo ministro e pelos secretários de Saúde do estado e do município é deixar esses leitos vagos para casos de pneumonite que vierem a exigir respiração artificial.
Agência Brasil

Fotos da tragedia da Santa Maria


 
magens feita por um DJ antes de o incêndio começar em boate do RS

Um DJ convidados para tocar na boate Kiss durante a festa “Agromerados” publicou uma foto no Facebook pouco antes do incêndio que provocou a morte de mais de 200 jovens no Rio Grande do Sul. A imagem mostra que a boate estava lotada antes do incêndio. Na legenda da imagem, o DJ Bolinha escreveu: “Bombandoooooooo KISSS”. De acordo com o coordenador da Defesa Civil da cidade, Adelar Vargas, o fogo pode ter começado na espuma de isolamento acústico do teto. Segundo ele, um dos membros da banda que estava se apresentando teria acendido um sinalizador, que atingiu o teto e deu inicio às chamas. A boate ficou completamente destruída e sua estrutura corre o risco de desabar, segundo os bombeiros. O fogo foi controlado às 5h30, mas os bombeiros realizavam o trabalho de rescaldo até às 7h. (Correio)

Fotos Andressa antes de ir para o samba: 'Loira, linda e magra'



Andressa Urach está se amando neste domingo, 27. Depois de postar fotos no Instagram, durante seu treino na academia e exibir a barriguinha sarada, a vice-Miss Bumbum divulgou na mesma rede social uma foto sua antes de ir para o ensaio técnico da Tom Maior, escola na qual vai desfilar como musa no carnaval em São Paulo. Na legenda da imagem, ela escreveu: "Loira, linda e magra pronta para o Samba!!!!". Para mostrar bem o abdômen sarado, ela fez questão de enrolar o vestido de oncinha, transformando-o em um top só para fazer os cliques. 
Andressa Urach (Foto: Instagram / Reprodução)Mais uma pose da musa da Tom Maior (Foto: Instagram / Reprodução)

Andressa Urach (Foto: Instagram / Reprodução)Andressa com o vestido curtíssimo e decotado  (Foto: Instagram / Reprodução)



Andressa Urach (Foto: Instagram / Reprodução)

Prefeitura de Ilhéus promove combate à poluição sonora



A Prefeitura Municipal de Ilhéus, através das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo e de Desenvolvimento Urbano, promoveu uma ação de combate à poluição sonora, no último domingo, 27, com uma blitz para combater o excesso de volume dos aparelhos de som em veículos. A operação ocorreu na Praia do Cristo, e contou com o apoio da Guarda Municipal e da Companhia de Policiamento Ambiental (Cipa). Um veículo foi notificado, com advertência, pois o volume do som atingia 95 decibéis, bem acima do limite permitido pela legislação, que é de 50 cinquenta decibéis. O chefe de fiscalização ambiental do município, Paulo Fonseca, informa que em caso de reincidência o motorista será multado e terá o veículo apreendido. A fiscalização é realizada com o uso de decibelímetros, aparelho que indica o nível do ruído e emite um laudo que serve para prova técnica. A ação está assegurada pela Lei Municipal nº 3.510, art. 140 e 141, de 13 de dezembro de 2010, que garante o sossego e o bem-estar da população. O objetivo da Prefeitura é atender as constantes reclamações da população sobre a poluição sonora, por meio de blitze realizadas periodicamente, em diversos locais de Ilhéus.

Avião com o prefeito Vane faz pouso forçado em Salvador



Passageiros do vôo 6327, da Avianca, passaram por horas de verdadeiro terror. Por volta das 15h45, deste domingo (27), a aeronave saiu de Ilhéus com destino a Brasília, e teve que fazer pouso forçado em Salvador. Segundo informações levantadas até o momento, desde a hora da decolagem foram detectados problemas no sistema de ar condicionado, mesmo assim, até a capital baiana o pânico tomou conta. Um calor que chegou perto dos 50 C°, pessoas passando mal, desmaiando e no momento de descompressão as máscaras de oxigênio não caíram, aumentando ainda mais o desespero. No voo estavam os prefeitos de Itabuna, Vane; de Barro Preto, Jaqueline Motta; de Camacan, Ângela Castro; de Camaçari Ademar Delgado e de Ipiaú, Deraldino Araújo. Todos estavam seguindo para o encontro com presidente Dilma, o que acontece nos dias 28 e 30. Após meia hora esperando uma decisão da Avianca, os passageiros do voo 6327 foram informados que não haveria outro voo disponível até Brasília para ontem. A aeronave passou por manutenção e, segundo a empresa, só ela poderá completar o trajeto. Além disso, no momento, não havia acomodações para os passageiros que relutavam em seguir viagem na mesma aeronave. Só foram disponibilizadas oito vagas até Guarulhos-SP

Leão faminto




O apresentador Ratinho entrou na Justiça para tentar reverter multa de R$ 100 milhões aplicada pela Receita Federal. Foi autuado junto com outros artistas, esportistas e jornalistas contratados como pessoa jurídica antes de 2005. Já o técnico Luiz Felipe Scolari preferiu pagar a multa de R$ 26 milhões, após ter confirmada a autuação pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. A assessoria de Scolari diz que é "assunto velho e encerrado". A de Ratinho informa que o processo corre em sigilo e os advogados não vão se manifestar até o julgamento. (Mônica Bergamo)

Missa no 32º dia da morte de Dona Canô lota a igreja em Santo Amaro



A missa da esperança, realizada pela família Veloso, na cidade de Santo Amaro, reuniu amigos e admiradores de Dona Canô, na Igreja de Nossa Senhora da Purificação, nesta sexta-feira (25).Vestidos de branco, homens e mulheres acompanharam o encontro religioso, que mesclou orações e cânticos, na ocasião que marcou o trigésimo dia de morte da santamarense mais ilustre.Estiveram presentes o cantor e compositor J.Velloso, o produtor Maurício Pessoa, o ator Marcos Frota, a apresentadora Regina Casé, e os filhos de D. Canô, Clara, Mabel e Rodrigo Velloso.Às 17h30 foi aberta a Festa de Nossa Senhora da Purificação, que se estende até 2 de fevereiro.

Manchetes dos Jornais



NACIONAIS

A Tarde
RS revive tragédia que abalou BH em 2001

Correio da Bahia
Soldados encontraram barreira de corpos

Tribuna da Bahia
Banda poderá responder por homicídio

O Globo
A dor da tragédia em Santa Maria

Folha de São Paulo
Proprietário de boate confirma alvará vencido; 233 morreram

O Estado de São Paulo
Série de erros causa maior incêndio em 50 anos

Valor Econômico
Dilma se encontra com parentes da tragédia de Santa Maria

Estado de Minas
Tragédia repercute na imprensa internacional

Jornal do Commercio
Tarso Genro decreta luto oficial de sete dias no Rio Grande do Sul

Correio Braziliense
Colômbia envia pêsames ao Brasil pela tragédia

Zero Hora
Jovem publica pedido de socorro no Facebook antes de morrer

Brasil Econômico
Facebook: internautas criam página de luto

INTERNACIONAIS

BBC
Maioria em Santa Maria sofreu intoxicação, diz Ministro

The New York Times
Gata exibe instinto de sobrevivência e percorre 320 quilômetros para voltar para casA

El País
Consumo de tranquilizantes e soníferos duplica em seis anos na Espanha

Le Monde
Moradores de cidade canadense resistem à extração de petróleo em favor do meio ambiente

Der Spiegel
Jornalista acusa político da base governista alemã de assédio

Herald Tribune
Diplomacia na Rússia vive momento de 'pista dupla', diz ex-embaixador

Opera Mundi
Há oito anos, acidente similar matou 194 em boate na Argentina

Prospect
27/0100h01
"A frente de cada mulher há um homem de sucesso bloqueando seu caminho", diz economista indiano

ESPORTIVOS

Placar
Reservas do Timão se despedem com vitória sobre o Mirassol

Lance
Bota e Flu fazem clássico disputado e empatam no Engenhão

Gazeta Esportiva
Neymar marca no fim e garante empate do Santos em Bragança

Ataque
Hernane marca e decreta vitória do Flamengo sobre Voltaço

A Bola
Penapolense vira e impõe ao Palmeiras primeira derrota no ano

É Gol
Kleberson marca primeiro gol do Castelão: Bahia derrota o Ceará

Extra
No clássico, Paraná supera Atlético-PR; Coxa bate lanterna