Colonia Babado Novo

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Malhar na praia faz bem à saúde!



jksdjkllk

Os exercícios à beira-mar ou dentro da água são comprovadamente saudáveis e revigorantes.

A ginástica na areia da praia seguida de um bom mergulho na água, a hidroginástica nas águas calmas do mar, a natação, o surfe, o windsurfe, o mergulho submarino e a vela são atividades que costumam propiciar a seus praticantes, fora os benefícios inerentes à prática do próprio esporte, uma gostosa sensação de bem-estar.


ycjhckzxA combinação entre o ambiente livre e relaxante com a brisa marinha, carregada de iodo  que é asséptico e limpa os pulmões, faz com que as pessoas se sintam com mais disposição para o exercício. Dizem até que os Spas feitos à beira-mar são os que mais emagrecem. A explicação para isso, estaria no fato de o iodo acelerar o metabolismo, ajudando o emagrecimento.

hcfjv

As vantagens do banho de mar foram descobertas pelos franceses na década de 60, quando um ex-campeão de ciclismo curou uma lesão com compressas de água do mar. Criou-se a talassoterapia empregada na cura de doenças como o reumatismo e o banho de mar virou um negócio. 


pkosdojoidNo Brasil, apesar de seus 7.367 quilômetros de litoral, ainda não há nada parecido, porém, a cidade de Guarapari, no litoral do Espírito Santo, é muito procurada por turistas com problemas de reumatismo, artrite, bursite, nevralgia e gota. Tudo por causa das areias monazíticas (amarelas) e ilmenitas (pretas), tidas, pela crendice popular, como milagrosas na cura dessas doenças. As controvertidas propriedades terapêuticas dessas areias fazem com que as pessoas se lambuzem na "lama medicinal".


josajkocvNa União Soviética pessoas (até mesmo de outros paises) com problemas respiratórios pagavam para serem levadas para uma antiga mina de sal gema. O ar saturado de sal reduziria a umidade do ar e melhoraria as condições respiratórias do paciente (isto também pode ser comparado com a praia). O sal retira a umidade do ar (umidade que costuma ser prejudicial a quem tem problemas respiratórios) e temos ainda que lembrar que o ar da praia (bem como os das montanhas) costuma ser mais saudável (os médicos costumavam mandar as pessoas que tinha tuberculose para se tratarem nestes lugares).
mklçipo

Nos animais, o sal regula a troca de água entre as células e seu meio externo, ajudando-as a absorver os nutrientes e eliminar os detritos para a corrente sangüínea. O sódio é necessário para a contração muscular, incluindo as batidas do coração, e para a transmissão dos impulsos nervosos. (Fonte: www.dietadiet.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário