Colonia Babado Novo

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Globo pode abrir mão de exclusividade - Colunas de TV



Adeus, solidão. Na corrida para não perder a Olimpíada de 2020, a Globo estuda fazer proposta milionária e similar à que fez pelos direitos da competição em 2016: transmissão sem exclusividade. A tática será usada para convencer o COI (Comitê Olímpico Internacional) de que assim é possível arrecadar mais e ter ampla divulgação da competição na TV brasileira. Já a Record corre para comprar a Olimpíada de 2020 assim como fez com os Jogos Pan-americanos: na surdina. Procurada, a Globo diz que agora está pensando só na Olimpíada de 2016.



DIVERSÃO

Glória Pires teve um ataque de riso com expressão de Edson Celulari (à esq.) em gravação com Tony Ramos da nova versão de "Guerra dos Sexos" (Globo)

Namoro
A RedeTV! começa a pensar em opções para substituir Hebe Camargo. A produção do programa da loira começou a ser desfeita. A atração não deve mais voltar ao ar, nem em reprises.

Namoro 2
Um dos cotados para o lugar de Hebe é Ronnie Von. Ele chegou a ser cortejado pela emissora no ano passado, mas acabou renovando contrato com a TV Gazeta.

O NÚMERO É...
O "Domingão do Faustão" (Globo) repetiu recorde de audiência anteontem: 20 pontos. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP.

Guerra
Silvio Santos (SBT) também marcou boa audiência anteontem: média de 11 pontos. Sua atração chegou a ficar pouco mais de uma hora na liderança, ao lado da Globo.

Sombra
A 3ª Vara Cível do Rio indeferiu o pedido de tutela antecipada do programa "Desafio de Beleza", que estreou ontem no GNT. O pedido foi feito pela produtora Paula Lemes, que moveu uma ação por plágio contra o canal, a Moonshot, O Boticário e a agência AlmapBBDO.

Sombra 2
No processo, Paula diz é que criadora do formato "O Maquiador" e que vinha negociando com canais e com patrocinadores como "O Boticário". Ela afirma que, para sua surpresa, o GNT lançou programa idêntico ao dela, o concurso de maquiadores "Desafio de Beleza".

Sombra 3
A diretora-geral do canal GNT, Daniela Mignani, diz que "Desafio de Beleza" é uma versão licenciada do programa chinês "Beauty Academy", criado em 2010.

Fila
As produtoras de televisão estão indignadas com a greve dos funcionários da Ancine (Agência Nacional do Cinema). Logo agora que começam a valer, na prática, a nova lei de TV paga e as cotas de produção nacional.

Fila 2
As produtoras dizem que vários projetos estão parados na agência à espera de liberação de verbas e outras burocracias. Procurada, a Ancine afirma, via assessoria de imprensa, que, em razão da paralisação de parte dos servidores, a liberação dos registros dos projetos está acontecendo em ritmo mais lento, mas não está parada.

Fila 3
Mesmo operando com força de trabalho reduzida, o órgão também nega que esteja suspensa a liberação de recursos incentivados para os programas de TV. (Keila Jimenez)


Globo vende música de novela para campanha de José Serra

Música-chiclete de Avenida Brasil, o hit Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha foi vendido pela própria Globo para a campanha de José Serra (PSDB) à Prefeitura de São Paulo. A canção, do compositor paraibano Shylton Fernandes e que foi gravada pela dupla João Lucas & Marcelo, continua tocando na novela, apesar de ter gerado jingle com o refrão "Eu Quero Serra, Eu Quero Já". No capítulo de sábado, tocou duas vezes. O fato de uma música estar em uma novela e em uma campanha política pode gerar uma associação, fortalecendo o candidato. Nessa lógica, toda vez que o telespectador ouve Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha na novela ele pode pensar em José Serra. A Globo informa que vai continuar usando a música em Avenida Brasil, embora a novela já esteja usando canções de sua trilha internacional. A faixa integra o CD Avenida Brasil Nacional 2, lançado em junho. "Usamos trilha com melodias que já existiam independentemente da novela, e o uso fora dela depende dos autores da música", informou a Central Globo de Comunicação. Ocorre, no entanto, que os direitos de negociação de Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha foram comprados pela Som Livre, braço musical da Globo. Como editora da composição, a Som Livre pode vendê-la para quem quiser, desde que o compositor concorde. A música também foi vendida para a Fiat. "A Som Livre editou a minha canção e é responsável por fazer o marketing", conta Shylton Fernandes. Ele criou o hit em setembro de 2011 e o publicou no YouTube. "Quase um ano depois, vi Neymar dançando essa canção na comemoração do centésimo gol do Santos. Foi uma surpresa. Depois, fui até Goiânia e negociei com a dupla João Lucas & Marcelo. Dias depois, recebi a proposta da Som Livre e estou muito feliz. Eles me informam de tudo e agem corretamente", afirma o compositor. De acordo com a Som Livre, a iniciativa de usar a música na campanha de Serra partiu da produtora do candidato. Para a Som Livre, o fato de a música estar na novela não beneficia José Serra. Já a assessoria de imprensa do PSDB limitou-se a dizer que "as negociações foram feitas exclusivamente com a gravadora Som Livre, detentora oficial dos direitos autorais da música".

GLOBO EXIBE DA COR DO PECADO PELA TERCEIRA VEZ
A novela Da Cor do Pecado vai substituir Chocolate com Pimenta no Vale a Pena Ver de Novo, na grade da Globo. De acordo com a emissora, o folhetim, escrito por João Emanuel Carneiro, vai reestrear no dia 24 de setembro, às 14h30. Esta é a terceira vez que a trama será exibida pela emissora. Os protagonistas da história são Taís Araújo e Reynaldo Gianecchini.

CANAL BRASIL MOSTRA O UNIVERSO DOS CARTUNISTAS
A série Malditos Cartunistas estreia no Canal Brasil nesta quarta-feira (29), às 18h45. Com direção de Daniel Garcia e Daniel Paiva, a atração fala sobre a profissão de desenhista de humor no País desde a criação do semanário O Pasquim (1960) até os dias de hoje. A atração conta com depoimentos gravados de 2007 a 2012, entre eles de Adão Iturrusgarai, Allan Sieber, Ota, Reinaldo, Schiavon, Spacca e Ziraldo. (Daniel Castro)


Crítica: ‘(fdp)’ faz bom proveito da piada pronta e emociona

Estreia de anteontem na HBO, “(fdp)” constrói uma metáfora do legalismo ao escolher como personagem central um juiz de futebol, Juarez Gomes da Silva (Eucir de Souza). A trama aborda a defesa das regras éticas, sem abandonar a ironia. O preço da escolha do “caminho certinho” pode ser alto, e a série — de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, com base em argumento de Adriano Civita e Giuliano Cedroni — também trata disso. Juarez sonha com a Copa, mas ainda está num ponto mais modesto da carreira. No primeiro episódio, atravessa uma separação conjugal litigiosa e briga pela guarda compartilhada do filho. Paralelamente, apita um jogo em que o diretor jurídico de um dos times é o mesmo juiz que está decidindo seu caso na vara de família. O dilema moral se instala. Juarez arbitra corretamente, o time do juiz perde, e ele acaba sem a guarda do menino. Com um enredo bem engendrado (a assinatura de Torero é sempre um aval) e acabamento visual, “(fdp)” acerta também ao eleger uma figura tão simbólica para abrir um campo de discussões. Juarez é um errado (traiu a mulher, a quem ainda transmitiu uma doença venérea); um sujeito honesto (não se deixa intimidar pela pressão do juiz de família e apita o jogo sem se corromper, debaixo de urros de uma arquibancada enfurecida); um cara comum (depois de levar um chute da mulher, anda desanimado para os avanços sexuais e prefere ver um jogo na televisão, tomando cerveja com um amigo). O título, “(fdp)”, diz muito da série. O palavrão pronunciado pela metade é uma versão contida e polida do grito da torcida. Não traduz nem a ira de quem berra, nem a humilhação de quem é xingado. Mas sugere, apresenta, instiga. Juarez está permanentemente em cima de um muro de decisões a tomar, e isso é fogo (para evitar o palavrão). O trabalho do ator ajuda muito o programa. Ao contrário do que se costuma ver no futebol, aqueles altos decibéis e os gestos amplos, o Juarez de Eucir é contido, meio angustiado, triste. Cynthia Falabella se saiu bem como a ex e Paulo Tiefenthaler (“Larica total”) foi outra promissora aparição. “(fdp)” usou, claro, os chavões do futebol. Mas “que vença o mais forte”, “caixinha de surpresas” e afins ficam engraçados por si quando descontextualizados. É a piada pronta. O ponto negativo da série está justamente nos clichês involuntários: a câmera focalizando ex-marido e ex-mulher separados por uma porta fechada com a corrente de segurança; ou a cena do filho quebrando o porta-retratos com a foto da família. Nada, porém, comprometedor. A produção da paulista Prodigo Filmes é ótima, merece a sua atenção.

Não demora a voltar
No ar em “Amor eterno amor” como Rodrigo, Gabriel Braga Nunes não vai ficar muito tempo longe da televisão depois que a novela acabar. Ele foi convidado para “O canto da sereia”, microssérie que estreia em janeiro na Globo com Isis Valverde no elenco.

Se oriente, rapaz
Com o sucesso de “Avenida Brasil” também na Globo Internacional, Cauã Reymond, o Jorginho da novela, está na capa da “Vitrine”, revista para a comunidade brasileira que mora no Japão.

Nobre
Nathalia Timberg, longe das novelas desde “Insensato coração”, voltará ao horário nobre na próxima novela de Walcyr Carrasco.

Crianças
Depois de amanhã, às 16h30m, o Oi Futuro promove o debate “Um novo cenário para os canais de TV infantis”. É parte da programação do Festival de Cinema Infantil.

Incompreensível
Pergunta que não quer calar: por que muitos canais HD estão em espanhol?

Show que reverbera
O show do “Criança esperança” cresceu quase 30% em audiência na TV, mas não só isso: bombou na web. Foram quase 200 mil (um total de 192.839) referências no Twitter, um crescimento de 131% em relação ao programa do ano passado.

Dois pés na ‘cova’
Sabrina Korgut trabalhou com Miguel Falabella e Artur Xexéo em “Xanadu” e vai reeditar a parceria na televisão. A convite de Miguel, ela interpretará a empregada da funerária no seriado “Pé na cova”.

Audiência
O “Sítio do Picapau Amarelo”, da Globo, teve cinco pontos e ficou atrás de “Sábado animado”, do SBT, que obteve seis, sábado de manhã. Exibido em seguida, “Turma da Mônica” também perdeu de quatro a cinco do SBT.

Nota 10
Para o GNT, por exibir “Absolutely fabulous”, série inglesa que só foi vista no Brasil há um tempão, nos primórdios da TV por assinatura, no Eurochannel. Alegra o domingo.

Nota 0
Para alguma falha técnica que fez com que parte de “Absolutely fabulous” tenha ido ao ar sem som anteontem. As legendas salvaram a pátria. Mesmo assim, foi irritante. (Patrícia Kogut)


Band espera por um milagre nas suas manhãs

A faixa da manhã da Bandeirantes, muito em breve, vai sofrer uma reformulação radical, para que possa oferecer melhores resultados de audiência. Espera-se, enfim, por alguma mágica. Todas as experiências realizadas, pelo menos até aqui, nunca deram rigorosamente em nada, porque levantar o horário, que vem de uma madrugada praticamente inteira de programação religiosa, não é tarefa para qualquer um. As modificações imaginadas serão colocadas em prática logo depois das eleições, entre outubro e novembro, e irão atingir também o culinário “Dia Dia”, de Daniel Bork. A ideia de agora é investir numa coisa bem popular, povão mesmo, inclusive com apresentação de musicais nesta linha, para servir como opção ao que as concorrentes Globo, Record e SBT, entre outras, oferecem no começo do dia. O diretor argentino Pablo Mazover, embora a Bandeirantes não confirme, já foi incumbido de desenvolver este trabalho. Vai ficar um posto acima da diretora Sandra Caymel.

Jogos Paraolímpicos
Dona dos direitos da Paraolimpíada, em Londres, a Globo exibirá um boletim diário de 8 a 10 minutos com um resumo do dia. A apresentação será de Flávio Canto e os comentários do ex-BBB, Fernando Fernandes, tricampeão mundial de paracanoagem. Começa amanhã. Serão 20 profissionais envolvidos diretamente na cobertura, entre eles, Renato Ribeiro, Guilherme Roseguini e Renato Peters.

Novo Código
Durante os próximos dias, com a discussão do novo Código Penal, o “Jornal da Cultura” irá encerrar os seus blocos com testemunhais de pessoas “vítimas da violência” - da polícia, do trânsito, de assaltos e dos que perderam parentes e amigos. Um espaço diário para dividir as suas dores e indignações.

Renovado
A propósito do “Jornal da Cultura”, a sua titular, Maria Cristina Poli, acaba de renovar com a TV Cultura por mais um ano. Entre as novidades que tem pela frente, o informativo poderá ser apresentado simultaneamente pela Cultura FM.

Gargalhada
Érica Reis, do BandNews Notícia, no sábado, ao contar a história sobre a obra restaurada por uma senhora de 80 anos, na Espanha, começou a rir no meio da narrativa. Aí ficou aquilo: riu do quê? Da notícia, que não tinha nada de engraçado, ou de alguma outra coisa nos bastidores?

Já que não tem tu
A Record pensou na Luciana Gimenez para dividir com Ana Hickmann e Britto Junior a apresentação do novo “Programa da Tarde”. Não foi possível agora, mas ficaram de conversar numa próxima oportunidade. Diante desta impossibilidade, se resolveu contar com o ator Tíago Barnabé, a “Luciana do Paraguai”. Além dele, ou "dela", também estão sendo acertadas as contratações das produtoras Regina de Souza e Fernanda Felix, ex-Hebe.

Carregaram na tinta
No sábado, a portuguesa SIC botou no ar o primeiro vídeo promocional de "Avenida Brasil", descrevendo a trama de João Emanuel Carneiro como a novela que "bateu todos os recordes de audiência" no Brasil - o que, obviamente, não é bem assim. A data prevista para a sua estreia ainda não é anunciada, mas sabe-se que irá substituir "Insensato Coração".

Susto em Londres
Os passageiros da British Airways, com destino a São Paulo, às 8 da noite de sábado, passaram por um pequeno susto no momento da decolagem. Quando a aeronave já taxiava para a decolagem, se verificou um vazamento de combustível. Todos os passageiros só foram liberados para um hotel, em Londres, por volta de 2 da manhã, entre eles a jornalista Ana Paula Padrão e seu marido. O voo, transferido para domingo, chegou ontem a São Paulo.

A confirmar
Oficialmente, a assessoria da Globo diz desconhecer qualquer projeto de minissérie em homenagem à cantora Clara Nunes, falecida em abril de 1983. Mas, nos seus bastidores, existe o comentário de uma produção para ir ao ar no ano que vem.

Escalada
Patrícia Naves é mais um nome confirmado em “O Caribe é aqui”, novela das seis do Walther Negrão, que vai substituir “Lado a Lado” na Globo. Acredita-se que, mais uma semana, este elenco já estará totalmente fechado.

Famoso QI
A redação do SBT não está aceitando imposições que chegam de fora, para a contratação de novas integrantes para o departamento de jornalismo. Há, inclusive, certa revolta no setor com as interferências externas. É inacreditável como determinadas práticas resistem ao tempo.

Bate – Rebate

Caso nada se altere, Alexandre Avancini embarca hoje para o Egito acompanhado de outros profissionais da Record.
Viaja, com a missão de captar imagens para a minissérie “José – De Escravo a Governador”, que estreia em janeiro.
Só trabalho de stockshots, portanto. Sem presença de atores.
Ricardo Perez, depois de rápida passagem na Bandeirantes, assumiu a direção do “Esquadrão da Moda” no SBT.
Aldrin Mazzei, que realizava este trabalho, foi afastado.
A participação especial de Ricardo Petráglia, como Salles, em “Máscaras”, estava prevista para começar no encerramento do capítulo de ontem.
Pai de Martim e Maria, Heitor Martinez e Miriam Freeland, o personagem, também ligado a Olívia (Iris Bruzzi), irá esclarecer alguns mistérios.
Mas também já irá morrer no capítulo de sexta-feira.
Tudo correu perfeitamente, domingo, durante os testes do novo cenário do “Programa Raul Gil” no SBT.
Alexandre Pires gravou o programa, valendo, na tarde de ontem.
No fim também deu tudo certo para Gugu Liberato, Domingo, ele apresentou a primeira “Escolinha” ao vivo na Record.

C´est fini

Em relação ao lamentável episódio envolvendo furto de celulares, sexta-feira passada, na versão paulista do “Baile da Favorita”, Fernanda Paes Leme foi procurada pela organização do evento.

E já está com um aparelho novinho.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau! (Flávio Ricco)


Galisteu em peça e em reality show

Adriane Galisteu, apesar dos rumores dizendo o contrário, garante que o programa "Muito+" (Band) não vai sair do ar. "Acredito que seja uma boa opção para a tarde", diz ela, que não se importa quando precisa falar sobre temas polêmicos na atração. Paralelamente ao "Muito+", ela começa a gravar na próxima semana o reality "Quem Quer Casar com Meu Filho?", que deve estrear na grade de programação da emissora em janeiro de 2013 e ter cerca de 14 episódios. Fora isso, a apresentadora e também atriz deverá voltar aos palcos no ano que vem, em uma peça ao lado do comediante Marcelo Mansfield, do "Agora É Tarde", também da Band.

IBOPE
20 marcou o "Domingão do Faustão" (Globo), anteontem;
20 obteve de média o "Fantástico" (Globo), no domingo.

PELO MUNDO

Lady Gaga
tem gravado os vocais das músicas de seu novo disco, "ARTPOP", em estúdio, nua, segundo o tabloide "The Sun". A cantora acha que isso faz sua voz soar melhor.

Roger Moore,
que fez o papel de James Bond durante 12 anos, considera Daniel Craig o melhor intérprete do agente 007. Outros quatro atores, incluindo Sean Connery, já interpretaram Bond.

Mick Jagger
e seus companheiros do Rolling Stones passaram um período gravando em Paris. A notícia foi confirmada por Jagger pelo Twitter. Desde 2005, o grupo não lança músicas novas.

ROQUEIRO - Leo Jaime começa a aparecer em "Malhação" (Globo) hoje. Na novela, ele será Nando, um músico que, na década de 1980, fez sucesso com a banda Penetras do Paraíso. Sua primeira aparição será em um show do grupo.

Popular
Nicole Bahls foi eliminada do reality "A Fazenda" (Record), mas continua bastante popular e polêmica.

Popular 2
Com a sua presença, o "Hoje em Dia" (Record), ontem, foi líder de audiência, obtendo, segundo dados prévios do Ibope, sete pontos contra seis da Globo e quatro do SBT. Na atração, ela falou sobre Vivi, sua rival no reality, e que está solteira.

Festa para ela
Regina Duarte será homenageada no "Programa do Jô" (Globo) pelos seus 50 anos de carreira. A atriz será a única convidada do programa que vai ao ar na sexta-feira, dia 31.

Recorde
O programa "Sábado Total" (Rede TV!) obteve sua melhor audiência, desde a estreia, no fim de junho. A atração, no último sábado, marcou dois pontos de média.

Ao vivo
Primeira vez exibida ao vivo, a "Escolinha do Gugu", do "Programa do Gugu" (Record), enquanto esteve no ar anteontem, marcou nove pontos de média no Ibope.

Mudança
O canal Multishow HD mudou de nome e agora passa a se chamar BIS. (Alan de Faria)


A volta do Fucacão

A revista "Playboy" divulgou ontem as primeiras imagens do ensaio da ex-assessora parlamentar Denise Leitão Rocha (na foto ao lado), 29 anos, capa da publicação de setembro. A advogada, conhecida como Furacão da CPI, centralizou a atenção dos políticos de Brasília quando um vídeo de sexo explícito protagonizado por ela caiu na internet, em julho. Denise foi exonerada e afirma que topou tirar a roupa para a revista para pagar suas contas.

Na balada
Cláudia Raia e o namorado, Jarbas Homem de Mello, ambos em cartaz na cidade com a peça "Cabaret", aproveitaram uma folga no sábado para cair na balada. Os dois foram à festa "Carroussell", no Kitsch Club, conhecida por ter apresentações burlescas semanais.

Hebe recebe alta em São Paulo
Hebe Camargo, 83 anos, recebeu alta do Hospital Albert Einstein ontem, segundo boletim divulgado pelos médicos. A apresentadora foi direto para sua mansão, no bairro do Morumbi. "Gente, que alegria! Voltar para minha casa, me sinto em um palácio. Beijos a todos que torceram por mim", postou ela, em seu Twitter. Hebe estava internada desde o dia 14, quando passou mal, com fortes dores abdominais e anemia. Segundo o hospital, ela passou por exames e recebeu tratamento de suporte nutricional e metabólico. No mês passado, a apresentadora passou quatro dias no mesmo hospital para realizar exames de rotina. Em junho, Hebe se submeteu a uma cirurgia de emergência para a retirada da vesícula. Em março, retirou um tumor que causava obstrução intestinal.

No palco
Naquela noite, o espetáculo foi cancelado por problemas técnicos. No domingo, foi encenado normalmente. Quem adquiriu ingressos para sábado poderá trocá-los para outro dia ou receber o dinheiro de volta.

Reviravolta
Uma cena gravada ontem por Marcello Novaes e Carol Abras dá pistas sobre o futuro de "Avenida Brasil". O vilão aparece na praia aos beijos com a irmã de Nina (Débora Falabella).

Bastidores
Morena, Xuxa Meneghel gravou, na última semana, participação como DJ no programa "Na Moral", de Pedro Bial. O tema da atração, que ainda vai ao ar, é fama. Um dos assuntos abordados foi o namoro de Xuxa com Pelé.

Revelação
Victor Chaves, já apontado como namorado de Xuxa, falou pela primeira vez sobre seu relacionamento com a sexóloga Laura Muller, em uma gravação do "Altas Horas". O sertanejo disse que a música do seu novo CD que leva o nome do programa é homenagem a Laura.

Internado
O crítico de cinema Rubens Ewald Filho, 67 anos, está internado desde domingo no Hospital Santa Catarina, em São Paulo. Até a conclusão desta edição, o hospital aguardava autorização da família dele para liberar um boletim médico sobre seu estado de sáude. (Vivian Masutti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário