Ao chamar o garçom e pedir uma bebida alcoólica num restaurante o cliente recebe do constrangido funcionário um formulário onde terá que preencher o número do RG e a data de nascimento.
A cena acontece desde o início do mês num restaurante na região central de São Paulo.
O formulário foi elaborado pela dona, a juíza aposentada Vera Lúcia Lorenzi Damaso, 56, para atender à lei antiálcool, que pune com multa de até R$ 87,2 mil comerciantes que vendem bebida alcoólica para menores.

“Há cerca de um mês os fiscais vieram nos orientar, afirmando que tínhamos que pedir o documento e provar a eles que pedimos o RG antes. Nos deram um folheto orientando a usar pulseiras ou cadastros. Optamos pelo menos ridículo, que foi o cadastro”.
Um folder na página da lei diz que o estabelecimento pode usar formas de controle, como pulseiras e cadastro.

Os clientes, se não ficam irritados, se surpreendem ou riem. “Entendi os motivos porque o garçom e a proprietária vieram explicar, mas achei absurdo, aos 71 anos, ter que apresentar a identidade para pedir um vinho”, disse o corretor de seguros Celso Miralla.
No mês passado, funcionários do Pão de Açúcar passaram a pedir o RG a todos os clientes. A rede mudou o procedimento após o governador Geraldo Alckmin dizer que só é necessário pedir a quem aparentar ter menos de 25 anos.
Uma resolução para esclarecer dúvidas está sendo elaborada, segundo o governo. A secretaria afirmou que não há exigência para que restaurantes anotem os dados dos clientes.
Deixe o seu comentário
Fonte: Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário