A Polícia Militar de São Paulo realizou uma megaoperação neste domingo (19) para transportar medicamentos a uma família intoxicada por botulismo na cidade de Santa Fé do Sul, a 625 km da capital. Segundo a PM, o casal e os dois filhos que foram contaminados tinham apenas seis horas de vida.
Após ser informada do caso, por volta das 11h de ontem, a unidade de aviação da Polícia Militar na capital começou a correr contra o tempo.
Um helicóptero foi utilizado para buscar a vacina no laboratório Pasteur, no centro da cidade, e pouco tempo depois, uma equipe embarcava com o medicamento em um avião no Campo de Marte, na zona norte da cidade, sentido Santa Fé do Sul. As informações são do Bom Dia SP.
Para diminuir o tempo de viagem, a PM solicitou auxílio da Aeronáutica, como informou o capitão William Moisés. “A gente teria que seguir algumas rotas da aviação, mas a Aeronáutica permitiu que a gente seguisse praticamente em linha reta, aqui do Campo de Marte até Santa Fé do Sul”.
Com pouco mais de uma hora de voo, o avião pousou na cidade e o medicamento foi entregue para a equipe que cuidava da família. O botulismo é uma intoxicação alimentar gravíssima, provocada por uma bactéria. A suspeita é de que a família tenha sido contaminada por uma mortadela estragada. As vítimas continuam internadas na Santa Casa de Santa Fé do Sul, em observação.

Fonte: Terra e JB