Colonia Babado Novo

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Time de futebol feminino indígena quer conhecer a seleção da Alemanha





Time indígena tem 23 atletas

Crédito: Arquivo/Google



O time feminino de futebol da Aldeia Coroa Vermelha, na cidade Santa Cruz Cabrália, extremo sul da Bahia, quer conhecer a Seleção da Alemanha, que vai ficar hospedada a poucos quilômetros do local, na Vila Santo André.

Elas são tão apaixonadas por futebol que convenceram o cacique da aldeia a fazer um ofício para a Comissão Local de Assuntos da Copa pedindo uma visita ao Centro de Treianamento (CTs) da Alemanha. Na ocasião, as indígenas farão apresentação cultural e querem um jogo-treino com as estrelas da Seleção Alemã. "Seria legal chegar perto de um profissional, de um jogador, ver e até aprender um pouquinho, não é? Quem sabe", afirma Rosângela Souza.

Elas moram em Coroa Vermelha, maior aldeia urbana do país. O time de futebol feminino foi formado há três anos e conta com 23 mulheres de diferentes idades. "A gente tem um preparo físico que já vem de nossa cultura indígena mesmo. Elas correm muito. Junto com a correria, a gente já trabalha os dribles, o toque de bola", explica o técnico da equipe, Ubiraí Pataxó.

O campo fica no meio da aldeia, ao lado da cruz em que foi realizada a primeira missa do Brasil. Algumas jogadoras levam o treino a sério. Tem o sonho de virar profissional e ser uma estrela do futebol. "Se tiver uma vaga na seleção brasileira, com certeza eu vou", afirma Txanaha Pataxó.

- FONTE:jornalbahiaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário