Colonia Babado Novo

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Beleza Negra do Projovem encanta população de Ilhéus




O 3º Concurso Beleza Negra do ProJovem, promovido em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus foi realizado na tarde desta quinta-feira (1º) na praça do Teatro Municipal de Ilhéus. O evento contou com o desfile dos adolescentes, mostra cultural, danças, distribuição de acarajé e abará para os espectadores, num ambiente ornamentado que transformou a local com motivos da cultura afro.
Treze adolescentes das zonas Sul e Norte da cidade desfilaram em trajes típicos da cultura negra para que os jurados pudessem avaliar e escolher os vencedores. O primeiro lugar ficou para os adolescentes dos coletivos do Nelson Costa e da Barra. Além disso, durante o evento, personalidades da cultura negra de Ilhéus foram homenageadas, a exemplo, da guia espiritual Mãe Hilza Mukalê, que há cerca de 40 anos está à frente do Terreiro de Matamba Tombeci Neto, localizado no bairro da Conquista, em Ilhéus.
Segundo o secretário da Assistência Social e Trabalho, Ari Santos, o Projovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. Trata-se de um serviço socioeducativo de proteção social básica, ofertado aos jovens. Em Ilhéus, são 56 coletivos implantados na zona urbana e rural, que contam, atualmente, com a participação de 1.300 adolescentes, e um quadro com 33 orientadores e facilitadores de esporte e cultura.
O serviço faz parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo bem-estar e proteção social às famílias, crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, idosos, enfim, a todos que dela necessitarem. O serviço é oferecido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário