Colonia Babado Novo

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Meninas de Una dão show no Campeonato Nacional de Judô



Retirado do Site: Teia de Notícias


Orgulho para nossa cidade -Foto: Max Haack/ Ag. Haack 

Por Gusmão Neto
No Campeonato Nacional de Judô Feminino, realizado neste sábado (26) em Salvador, no ginásio de esportes do SESC, as meninas do município de Una, no sul do estado, demarcaram território e se destacaram na competição. Mais de 700 atletas de todo Brasil participaram do torneiro, que teve um glamour especial devido à presença da Comitiva Olímpica de Cuba, uma das mais tradicionais do esporte em todo o planeta.
Mesmo diante de tanto frisson, com delegações tradicionais da capital e cidades satélites da Bahia, a equipe unense fez bonito voltou para casa cheia de medalhas. Foram três ouros e uma prata. 

Marcelinha
Foto: Max Haack/ Ag. Haack 
Marcela Guedes Barros, de 13 anos, competiu na categoria Sub 15 e garantiu o primeiro lugar no pódio graças a um Iphon devastador na adversária Lauren, natural de Canavieiras. Apesar da pouca idade, Marcelinha, tricampeã deste torneio, já fala como gente grande. “Eu aproveitei as falhas da minha adversária e consegui, na hora certa, aplicar o golpe. Ela também é muito forte e me deu muito trabalho”, diz a garota, que direciona parte do sucesso ao empenho e acompanhamento rigoroso de seu pai, Marcelo Barros. 
Um detalhe curioso sobre Marcelinha é que a jovem conseguiu a vitória mesmo tendo ficado cerca de dez dias fora do treinamento porque se recuperava de uma catapora. Os outros dois ouros foram conquistados por Sâmara Correia, de 14 anos e Alexsandra Roiz, a famosa “Lequinha”, de 14. Quem bateu na trave foi a jovem Maria Antônia, 12 anos, que venceu facilmente as duas primeiras lutas, mas foi derrotada na final, ficando com a prata.


Por pouco Andressa não levou o ouro
A comitiva unense já estava comemorando mais um ouro para a cidade, mas foi perdido por um simples detalhe. Andressa Pereira, de 15 anos, vencia o duelo por um Wasari de diferença, mas deixou escapar a vitória faltando apenas 45 segundos para acabar a luta. Ela forçou a barra ao tentar impedir um estrangulamento da adversária e acabou sofrendo uma insuficiência respiratória. “Poxa, eu estava com a luta ganha. Ela tentou me estrangular e eu tentei prender. Que pena, mas minhas amigas venceram, isso é o que importa”, diz Andressa.


Presidente da Federação Baiana de Judô - Senhor Paulo Vanderlei

Em conversa com a reportagem do Teia de Notícias, o presidente da Federação Baiana de Judô, Paulo Vanderlei, que acumula a função de vice-presidente da Confederação Internacional, disse que a Bahia é uma verdadeira mola propulsora da evolução do esporte no Brasil e no mundo. Desta competição, segundo ele, foram projetadas atletas como as judocas Rosicleia Campos, que atualmente é técnica da Seleção Brasileira, e da medalhista olímpica Edinanci Silva que, embora capixaba, ficou famosa graças ao torneio realizado no estado baiano. “Não é todo estado que consegue realizar 24 edições de um torneio com sucesso em todas as vezes. A Bahia é referencial e tradicional. As meninas estão de parabéns”, concluiu o dirigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário