Colonia Babado Novo

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dia de Campo: Produção artesanal de óleo de dendê em Una


QUINTA-FEIRA, 8 DE DEZEMBRO DE 2011

Dia de Campo: Produção artesanal de óleo de dendê em Una


Pelo menos 100 agricultores familiares e pequenos produtores rurais dos municípios de Camacan, Canavieiras, Ilhéus, Santa Luzia e Una estão sendo esperados no Dia de Campo sobre "Produção Artesanal de Óleo de Dendê" que a Ceplac realizará nesta sexta-feira, 9, entre às 8 e 15 horas, na Estação Experimental Lemos Maia, em Una, através do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec). A programação prevê atividades práticas que orientem os participantes da colheita do cacho à preparação de óleo de qualidade para a indústria de alimentos e aproveitamento na produção de biocombustíveis.
As inscrições serão presenciais entre as 8 e 8h30min na Estação Experimental. Às 8h40min e 10 horas, o pesquisador da Ceplac José Inácio Lacerda de Moura faz a saudação aos participantes e orientará sobre as cinco estações do Dia de Campo, com duração de 30 minutos cada uma, a cargo de pesquisadores do Cepec.
Na primeira estação: "Colheita de cacho, transporte e acondicionamento da produção" serão orientadores os pesquisadores Ismael de Souza Rosas e Sinval de Souza Pinto. A segunda será sobre "Preparo da matéria-prima para extração do óleo (despiguetamento do cacho, cozimento e maceração)" pelo pesquisador José Roberto Vieira de Melo.
A terceira estação: "Extração do óleo e envasamento (prensagem do macerado, desumidificação e envasamento do óleo)", orientador Jonas de Souza. A quarta estação abordará: "Aproveitamento econômico de subprodutos e resíduos" a cargo do pesquisador da Ceplac Ivanildo Sobral Santos. Entre as 12 e 14 horas haverá tempo para almoço e às 15 horas será feito o encerramento das atividades.
Segundo José Roberto Vieira de Melo, o óleo de dendê na Bahia é proveniente tanto da exploração de áreas subespontâneas quanto de dendezais cultivados com material botânico melhorado. "Por tradição, no Baixo Sul, agricultores familiares estão inseridos no segmento do beneficiamento da produção, processando a matéria-prima, na forma de cachos e frutos de dendezeiros em diferentes módulos, quer seja de forma individual ou em associação com outros produtores, em unidades conhecidas regionalmente como rodões, alguns deles ainda movidos por tração animal ou motorizados".
Em sua justificativa ele diz ainda que: "No caso do litoral Sul da Bahia, em especial os municípios de Ilhéus, com as áreas ou zonas rurais de Sambaituba, Aritaguá, Carobeira, Urucutuca, dentre outras; Una, com a localidade denominada Pedras e vizinhanças; e Canavieiras, com as zonas rurais de Poxim, Outeiro e adjacências; com registros de populações subespontâneas de dendezeiros à semelhança do Baixo Sul, portanto, têm forte presença de agricultores familiares, que necessitam despertar para o potencial de produção de dendê, inicialmente em escala artesanal, porém com qualidade, possibilitando, assim a realização de um trabalho de organização da produção e obtenção, no futuro, de outros níveis de escala comercial".
E finaliza: "Nesta etapa, os agricultores terão a oportunidade de vivenciar critérios de colheita de cachos, transporte e acondicionamento da produção, procedimentos na pós-colheita, extração de óleo em equipamentos tradicionais e uso de prensas manuais e aproveitamento de subprodutos e resíduos. Desta forma, pretende-se estimular este segmento produtivo com a perspectiva da adição de receitas ao produtor, abrindo-se novas oportunidades de trabalho e de mudanças tecnológicas em prol da dendeicultura na Bahia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário