Colonia Babado Novo

domingo, 20 de novembro de 2011

Benefícios do café- Dependendo da quantidade, bebida pode tanto beneficiar como prejudicar asaúde


Benefícios do café- Dependendo da quantidade, bebida pode tanto beneficiar como prejudicar asaúde
O café  é, sem dúvidas, uma das bebidas mais antigas e consumidas pela população mundial nos últimos 300 anos. O cafeeiro é uma espécie de planta originária da Etiópia, não tendo uma origem oficial ao certo. Existem muitas lendas a respeito de sua descoberta: uma das mais conhecidas é a de um monge que ao descobrir que suas ovelhas ficavam mais alertas e agitadas ao comer frutos do cafeeiro, resolveu tostá-los para elaborar uma bebida.
Ao longo dos anos, a bebida passou a ser cada vez mais apreciada no mundo todo, e dessa forma, a Medicina alterna descobertas que favorecem e desfavorecem o consumo do café. Isso acontece porque ele é rico em cafeína, uma espécie de estimulante natural, que é sempre alvo de discussão entre os médicos se ela faz bem ou não para a saúde.
benefícios de tomar café para a saúdeO consumidor fica ainda mais confuso, ainda mais porque quase que diariamente são divulgadas pesquisas que apontam osbenefícios do café, enquanto que logo em seguida, é publicada outra informando sobre os malefícios. Com o avanço da internet, essa dúvida só aumentou, pois o café é quase que considerado “mocinho” e “bandido” ao mesmo tempo. Dessa forma, fica aquela velha dúvida:“café faz bem ou mal para a saúde ?”
O café é preparado com frutos do cafeeiro, que são torrados e moídos, coados em água fervente. Em geral, a bebida é tomada quente, mas, diversas cafeterias em todo o mundo já oferecem versões geladas, muito apreciadas nos dias mais quentes.
No início, o café  era considerado pelos povos mais antigos, como um poderoso elixir, que poderiasolucionar doenças diversas. Porém, após a descoberta da cafeína, os médicos passaram a considerar a substância como viciante e prejudicial à saúde, associada a doenças como úlcera e cardiovasculares.
Mas, pesquisas recentes comprovam que, se for consumido com moderação, o café é benéfico à saúde, já que doses moderadas podem ajudar no combate de doenças como diabetes, câncer, pedra nos rins, Mal de Parkinson, entre outras. Vale lembrar de que os últimos estudos apontam que o consumo de cafése relaciona a números menores de casos de depressão, alcoolismo e suicídio.
Para aproveitar de todos esses benefícios, o ideal é consumir a bebida moderadamente, ou seja, de três a quatro xícaras pequenas de cafezinho. Essa é a quantidade ideal para desempenhar as atividades diárias. Vale lembrar de que se trata de uma bebida diurna, por isso, a pessoa se beneficia melhor de seus efeitos se for tomada pela manhã.
Por Selma Isis

Nenhum comentário:

Postar um comentário