Depois de muito suspense e especulações, a TV Globo divulgou nesta semana o nome da atriz que irá interpretar Gabriela, personagem principal da próxima novela das 23h, de mesmo nome. No dia 23 de novembro, a Central Globo de Comunicação (CGCom), anunciou de que a estrela do remake da novelaexibida nos anos 70 será Juliana Paes, de 32 anos, que terá a difícil missão de interpretar a personagem que consagrou a carreira de Sônia Braga.
juliana paes novela gabrielaAnimada com o sucesso recente de “O Astro” no horário das 23h, a emissora pretende contar com mais uma faixa de horário de novelas, já que pode explorar temas mais adultos e polêmicos, como o que ocorreu com o remake da novela de Janete Clair, que foi exibido até o último mês de outubro e contou com muitascenas “calientes” entre os personagens, como Amanda (Carolina Ferraz) e Herculano Quintanilha (Rodrigo Lombardi), que fizeram o par central da trama.
Foi o diretor Roberto Talma, que deu a sua decisão final sobre o nome de Juliana Paespara o papel principal, pois segundo ele, a atriz possui um tipo bem brasileiro, e dessa forma, seria a melhor escolha. Por enquanto, a Globo não divulgou os demais nomes do elenco, mas já escalou o autor Walcyr Carrasco, recém-saído do sucesso da novela das 19h00, “Morde & Assopra” para adaptar a história do livro de Jorge Amado, além do diretor do remake, que será Mauro Mendonça Filho.
O nome da atriz gerou muita discussão em diversos portais e sites da internet, já que para alguns ela era considerada “velha” para o papel, que é o de uma moça simples do sertão baiano da década de 20. Na novela de 1975, o papel foi vivido por Sônia Braga, que na época, contava com 25 anos de idade. Porém, a novela fez tanto sucesso no exterior, que ela acabou revivendo a personagem em 1983, quando já contava com 33 anos, no filme “Gabriela, Cravo e Canela”, em que contracenou com o ator italiano Marcello Mastroiani, que viveu o personagem Nacib, dono do bar mais popular da cidade, que se apaixona por Gabriela.
A primeira versão para a história de Jorge Amado adaptada como novela foi produzida pela Globo em 1975, e contou com a clássica cena em que a personagem Gabriela sobe no telhado para pegar uma pipa, o que entrou para a história da TV brasileira.
Na época, a novela foi escrita por Walter George Durst, teve a direção de Walter Avancini e contou com 132 capítulos. A história se passa na década de 20 e retrata a vida de Gabriela, uma moça simples que foge do sertão nordestino e passa a viver na cidade baiana de Ilhéus, que na época era uma cidade muito rica devido ao cultivo do cacau.
Mesmo com uma vida sofrida, Gabriela é muito alegre, e seduzia os homens com seu jeito ora ingênuo, ora sensual, e acaba se envolvendo com Nacib, um turco que não tolerava o seu comportamento.
remake de “Gabriela” está previsto para o início do ano que vem. E você, o que achou da escolha de Juliana Paes para viver o personagem imortalizado por Sônia Braga nos anos 70?