Como viajar gastando menosIsso acontece porque o mercado de compras coletivas está crescendo a olhos vistos, pois como os valores dos produtos e serviços só aumentam, os consumidores passam a buscar outras opções para economizar.
Segundo Aldo Siviero, diretor do portal iTrip, asofertas coletivas encontram um mercado promissor no Brasil, pois as pessoas têm mais chance de encontrarem boas opções com preços mais em conta do que os estabelecidos no mercado, tanto que aqui no Brasil, menos de 1% das ofertas não são efetivadas por causa de sua grande atração que oferecem ao consumidor.
Além disso, o diretor do portal, que também é vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-RJ), ressalta de que o ramo do turismo foi um dos mais beneficiados com as ofertas coletivas, pois ajudam os turistas a alcançar o seu objetivo com menor custo, ajudando a economizar dinheiro e fazer novas viagens. Outra vantagem é que as empresas podem divulgar os seus serviços e a marca para um maior número de pessoas.
Apesar de ser um investimento de longo prazo, pois normalmente se aguarda primeiro a compra para o cliente conhecer o serviço e volte a consumir posteriormente, as ofertas coletivas atraem muitos empresários. Isso porque segundo Siviero, a participação nesse tipo de ofertas ajuda a dar um “up” nas empresas. Nessas modalidades de compra, pousadas, agências de viagens, empresas aéreas e hotéis costumam oferecer descontos de até 90%.
Mas para que o consumidor não perca a melhor oferta, é importante ficar de olho. Dessa forma, é possível fazer uma boa economia na estadia, transporte, alimentação, bem como  nos passeios que o turista fará no destino escolhido.
O diretor da iTrip aconselha que na hora de comprar, o consumidor deve conferir todas as condições, como para quantas pessoas é valido, a data de validade dos cupons, bem como se o que a empresa ofereceu será cumprido quando for realizada a viagem.
No caso dos viajantes que preferem planejar antecipadamente a viagem, tanto por motivos profissionais como pessoais, a melhor opção é comprar pacotes de viagem. Dessa forma, se pode organizar o passeio mais calmamente, bem como escolher todas as atrações a dedo. “Normalmente se pode parcelar opacote de viagem em várias vezes, alternativa vantajosa para os clientes”, acrescenta o executivo.