Colonia Babado Novo

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ministro Padilha fala sobre a campanha contra aids



Foto: Luís Oliveira - ASCOM/MS
Durante esta manhã (21) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou da coletiva do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS). Nela, Padilha falou sobre a campanha de combate à aids, que começa dia 1º de dezembro (dia mundial de combate à doença). Ele ressaltou que o investimento este ano será de R$16 milhões e que o diferencial desta campanha é o de ser voltada para o público jovem, principalmente, mulheres entre 13 e 29 anos e homens que fazem sexo com outros homens, de 15 a 24 anos. De acordo com o estudo da UNAIDS, aumentou o número de infecções entre estes grupos, mas 95% da população brasileira sabe que a camisinha é a melhor forma de proteger contra DSTs.
Outro destaque foi a mudança da estratégia. A campanha de combate à aids se estenderá até o carnaval. Ela será intensificada nas redes sociais e direcionadas para cada região do País dando destaque no combate ao preconceito. “Eu, como médico, posso dizer que o preconceito pode ser uma das maiores doenças que o ser humano pode ter. E no caso da luta contra a aids, o preconceito é um dos grandes obstáculos para que a gente possa construir mudanças de atitude em relação à prevenção ao HIV/aids”, destaca o ministro.
O programa Rede Cegonha está implementando o teste rápido para o diagnóstico de DST’s, sífilis e hepatite. Até o fim de 2011 o governo vai comprar 392 mil kits para exames na rede pública de saúde. O objetivo é erradicar a transmissão vertical destas doenças. “Uma das diferenças entre o Brasil e outros países é o esforço da prevenção. Nosso programa nacional de retrovirais só funciona porque o Brasil é o único país que tem o Sistema Único de Saúde que é universal”, ressalta Padilha.
O relatório da UNAIDS mostrou que o Brasil está na vanguarda no que se refere à garantia de acesso à prevenção do HIV e aos serviços de tratamento para os soropositivos mais vulneráveis e marginalizados.
Ilana Paiva / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário