Faltam poucas semanas para terminar o mês de novembro, e com isso, se aproximam as comemoraçõesde Natal e Ano Novo, e com as suas guloseimas típicas tradicionais das ceias, irresistíveis e que fazem qualquer um derrapar na dieta.
Para quem não deseja sair da linha ou possui problemas de saúde, como hipertensão e diabetes, é possível comemorar optando por opções saudáveis, como por exemplo, escolhendo como entrada da ceia uma salada de folhas e legumes crus ou cozidos.
Dicas ceia de natal e ano novoNo caso das carnes que são ingredientes típicos das ceias de Natal e Ano Novo, como: peru, lombo de porco ou chester podem ser consumidas, já que contam com um menor teor de gordura do que as demais, mas é importante prestar atenção na hora do preparo: elas devem ser assadas e não receber molhos gordurosos. Uma boadica é apostar em molhos agridoces, que realçam o sabor dos alimentos, ao mesmo tempo em que melhoram a digestão.
Na hora da sobremesa, momento mais tentador e arriscado, prefira consumir frutas, que são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras.Mas, para que não consegue resistir aos doces, prefira sobremesas preparadas com adoçante culinário.
Renata Fidelis Amorin, nutricionista do SPA Sorocaba, explica que no caso dos hipertensos e diabéticos, é preciso ter muito cuidado quando consumirem alimentos industrializados, como embutidos, temperos prontos, enlatados, queijos amarelos, carnes secas e bacalhau salgado e defumado. Isso porque esses alimentos possuem um alto teor de sódio, retendo líquidos e aumentando a pressão arterial.
Além disso, a nutricionista ressalta de que os doces e sobremesas devem ser  feitos com leite ou iogurte desnatado, ricota, frutas, e gelatina diet. No caso dos doces compostos por chocolate, mesmo diet, devem ser evitados. Isso porque, mesmo não tendo açúcar, os chocolates diet são ricos em gordura.
Por fim, a profissional adverte a respeito das bebidas alcoólicas, cujo consumo é muito típico nas ceias de Natal e Ano Novo, que precisam ser consumidas com muita moderação, pois possuem um alto valor calórico.
Dessa forma, preparando uma ceia balanceada, e saboreando tudo sem exagerar, é possível se divertir nas festas de Natal e Ano Novo sem fugir da tradição, mas mantendo a forma e a saúde.

Fonte: Renata Fidelis Amorin, nutricionista do SPA Sorocaba (www.spasorocaba.com.br)