“Fulano adicionou um evento cotidiano de 2012 à linha do tempo dele: ‘Declarou-se como doador de órgãos’”. Se você leu isso no Facebook, é porque a ação do Ministério da Saúde com o Facebook surtiu efeito. A intenção é incentivar os usuários a expressarem o desejo de ser doador de órgãos pela rede social.
Desde o mês de maio, o Facebook anunciou que usuários teriam a possibilidade de manifestar a intenção de se tornar um Doador de Órgãos por meio de sua Linha do Tempo.
Cerca de 37 milhões de brasileiros são usuários do Facebook. Para comparação: o recorde de registro de doadores de órgãos aconteceu em 2011, com 2.207 doadores registrados no Ministério. A ferramenta deve ajudar a avisar familiares do desejo de ser doador, o que deve aumentar o número de transplantes no país.
Assim como outros dados pessoais, o usuário também pode escolher com quem ele quer compartilhar a informação. Para isso, ele deve configurar o controle de privacidade. A informação sobre doação de órgãos poderá aparecer na linha do tempo e na descrição do perfil do usuário.
Para ativar a funcionalidade, é preciso realizar os seguintes passos:
- Faça login na sua conta do Facebook e navegue para sua Linha do Tempo;
- Clique em “Evento Cotidiano” na parte superior da sua Linha do tempo:
- Selecione Saúde e bem-estar;
- Selecione Doador de órgãos;
- Selecione seu público e clique em Salvar;
Parceria
O anúncio da disponibilidade da ferramenta para usuários brasieiros foi feito em Brasília, na sede do Ministério da Saúde. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o vice-presidente do Facebook na América Latina, Alexandre Hohagen explicaram a parceria, que pretende incentivar a doação de órgãos no país. Através do Facebook, o o Ministério quer reforçar a importância da doação nas redes sociais.
O Ministério da Saúde já usa o Facebook para incentivar doações desde novembro de 2011, quando passou a manter uma página na rede social onde o internauta pode se cadastrar como doador de sangue. O interessado informa o nome, o tipo sanguíneo e a região onde mora. Ele não será obrigado a doar imediatamente. Os hemocentros terão acesso ao banco de doadores interessados para poder acioná-los quando for registrada falta de algum tipo de sangue em determinada região.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a estratégia consiste em usar as redes sociais para aumentar o diálogo com a população brasileira. “Esta parceria facilita que qualquer indivíduo deixe clara a sua opção de ser doador, de registrar em vida que deseja ser um doador”, disse. “Acreditamos que vamos criar um burburinho e dialogar com o público jovem para que, desde o começo, possa optar por registrar o desejo de ser doador”, completou.
“Para doar órgãos, é fundamental que haja o conhecimento e o consentimento da família. No momento em que isso for necessário, a família e os amigos saberão da intenção das pessoas. Esta estratégia não substitui o caminho formal, mas ajuda a tornar a intenção mais clara”, afirmou o vice-presidente do Facebook para a América Latina, Alexandre Hohagen.
Mais informações no facebook do Ministério da Saúde.
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Fonte: Galileu e IDGNow
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