Colonia Babado Novo

quinta-feira, 19 de julho de 2012

MANGOSTIN























MANGOSTIN, EXÓTICO E PODEROSO!


Já ouviram falar no Mangostin? Pois é…, essa fruta tão exótica quanto seu nome, é cultivada em países tropicais, inclusive no Brasil, e nativa do continente asiático.No Brasil seu cultivo se dá no sul da Bahia, no Pará, Espírito Santo e em São PauloTem chamado a atenção por seu sabor único e componentes nutricionais com substâncias altamente antioxidantes, capazes de fortalecer o sistema imunológico no combate a infecções, inflamações, alergias e distúrbios gastrointestinais e por isso pode ser considerada um alimento funcional, além de ser também rica em fibras e possuir baixo valor calórico (60 kcal em 100g da fruta).
O fruto é formado por uma casca bem espessa, e seus gomos brancos e suculentos assemelham-se a outra fruta exótica, a lichia, esta já mais conhecida pelos brasileiros.Segundo afirma o chef Fábio Eustáquio, em reportagem no site folhaonline, o sabor do mangostin é mais doce do que ácido por isso tem uma ótima combinação com frutas cítricas, como o maracujá por exemplo.Eu particularmente nunca experimentei essa fruta, mas achei interessante, principalmente devido aos fatores nutricionais e suas propriedades e por isso estou curiosa para experimentar. Alguém aqui já conhecia ou consome o mangostin??O preço também chama a atenção por ser um pouco elevado (seis unidades custam em média R$9,00) não apenas por suas propriedades, mas também porque ela mantém-se comestível por um curto período.Encontrei um texto sobre o mangostin em um site de uma clinica médica, escrito por Josenice França Oliveira e lá ela deixou algumas receitas que leva o mangostin como ingrediente principal. Escolhi uma para quem quiser provar!
- Torta de Mangostão
5 mangostões
1 colher de sopa de açúcar demerara
1 colher de sopa de glucose de milho
3 colheres de sopa de água
½ xícara de açúcar demerara
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite de coco
1 colher de chá de raspa de limão
Óleo para untar
Abra as frutas, retire a polpa com cuidado e remova as sementes. Leve ao fogo a colher de açúcar, a glucose e a água e mexa até dissolver o açúcar. Derrame esta calda sobre as bagas e arrume-as lado a lado em uma vasilha refratária untada com óleo. Em uma vasilha funda bata os ovos com o açúcar. Adicione a farinha, o leite de coco e a raspa de limão e misture até a massa ficar homogênea. Coloque esta massa sobre o mangostão e leve ao forno por 50 minutos. Desenforme e sirva com iogurte natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário