Colonia Babado Novo

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Pianista nua não liga para críticas: 'O mundo é dos que ousam'


Totalmente nua ou apenas de lingerie. É assim que Rita Tibes, de 32 anos, gosta de gravar vídeos enquanto toca piano. Sucesso na internet, ela teve a ideia de encarnar Suzy, a pianista sexy, como forma de criticar o universo da música clássica, meio que ela considera machista.

Para Rita, Suzy é quase uma personagem: "A pianista precisava de um nome e meu amigo sugeriu Susana. Eu não gostei e pensei em Suzy, como a boneca, japonesa como eu... Achei que combinava. Hoje em dia, a maioria das pessoas me chama de Suzy (risos)", diz em entrevista ao Ego.

Rita conta que a repercussão dos vídeos tem sido grande. "Nos primeiros quatro dias eu quase surtei, quase me arrependi, mas depois passou. Eu não estava esperando isso, tanto que não tenho site, meu blog é bem amador. Não acreditava que seria essa explosão. Até pensei ‘vou ter que fazer tratamento psicológico’", lembra.

Críticas não abalam
E com a repercussão vieram também as críticas. Ela conta que recebe apoio e carinho de muitas pessoas, mas já teve que ler comentários que a ofendem: "Como é algo novo e polêmico sempre vai dividir opiniões. Uns vão gostar e outros não, nenhum artista é unânime. Várias pessoas têm apoiado, mas tenho recebido comentários de adolescentes que dizem que tenho celulite, sou feia... Só faltam chamar de tia boba, nem ligo. Tem homem que não gosta, machistas que dizem que tenho que lavar louça." 

Já os amigos questionaram a pianista: "Me perguntaram: 'Você é doida?'. Mas o mundo é dos que ousam. Os que ficam quietinhos, parados, não saem do lugar.” Também não foi fácil encarar a família. A filha de Rita tem 17 anos, sabe dos vídeos da mãe, mas quer ficar longe dos holofotes: "Ela é bem tranquila, nem dá bola", diz a artista, que foi mãe aos 15 anos. "No início foi difícil, mas ela é meu bebê. Ela diferente da mãe, é bem quietinha", conta.

Por causa da exposição, ela abriu mão de dar aulas particulares. Rita garante que não foi dispensada pelo alunos e diz que eles até gostaram do que viram: "Eram três homens. Eu os dispensei porque iria morrer de vergonha de dar aula para eles."

A nudez na internet também não a fez se acostumar a exibir o corpo. Ela conta que já recebeu pedidos para aparecer seminua em um programa de TV, mas recusou e foi de lingerie. "Uma coisa é ficar trancada na sala do piano, outra é aparecer num programa de TV", justifica ela, que já recebeu propostas para fazer propagandas, mas nenhum convite para ensaio nu. 


Orquestra nua
Apesar disso, seu próximo projeto é ainda mais ousado do que os vídeos lançados até agora. Rita quer unir um grupo de mulheres e formar uma "orquestra nua". A inspiração, segundo ela, foi uma exposição sobre a História do homem nu montada em museu de Viena, na Áustria, no início do ano.

"A intenção da orquestra não é ser sensual, mas, sim, desmistificar a nudez. Nós nascemos assim, nosso país tinha índios. Os jesuítas é que colocaram a nudez como pecado. Em países onde o catolicismo não é forte, a nudez não é tabu", analisa ela, que está recebendo inscrições de mulheres para o projeto.

A intenção é fazer Geisy Arruda madrinha da orquestra. Rita ainda não fez o convite oficialmente, mas explica a escolha: "Por tudo que ela passou, foi humilhada na faculdade. Se fosse homem, ninguém iria fazer nada. Escolhi porque ela virou um símbolo da mulher que sofre preconceito, que é vitíma do machismo."

Solteira
A fama repentina faz Rita sonhar mais alto. Ela não nega que gostaria de trabalhar na TV, mas se diz feliz só de já ter mais visitantes em seu blog: "Tá muito mais frequentado que antigamente. Outra coisa que achei interessante de ficar famosa (entre aspas, ela explica) é que fiquei muito feliz de expor as minhas ideias, que as pessoas não leriam se eu não fosse conhecida. Vou falar de política no meu blog e temas da atualidade."

A boa fase só não trouxe ainda um namorado. Entre os que acessam seu blog surgiram alguns pretendentes, mas ela conta que continua solteira. "É difícil ter um homem que chame a minha atenção porque gosto de homem inteligente, culto, que tenha bom humor e hoje em dia é difícil encontrar a junção dessas três qualidades. Se é tudo isso, é casado", diz, aos risos. 

Assista ao vídeo de uma das apresentações:





(ego.globo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário